A Biblioteca Pública Infantil Lucília Minssen, promove uma agenda dedicada ao seu aniversário de 70 anos, comemorado no sábado (12/10), Dia das Crianças. As atividades, que incluem brincadeiras lúdicas como contação de histórias e músicas, são abertas ao público e às escolas – essas, mediante agendamento prévio.
Nas terças e sextas-feiras, às 14h30min, grupos escolares podem participar da oficina musical “Arca de Noé”, ministrada por Adriana Souza – conhecida como Adriana Banana -, e Maria Helena Ramalho. Na atividade, os pequenos irão conhecer as músicas do disco de Vinicius de Moraes e também assistir à contação de histórias sobre a Arca de Noé.
Ainda nas terças e quintas-feiras, no mesmo horário, ocorre a oficina “Vovô Tom e a Palhaça Caramela”, com o músico Everton Pires e a contadora de histórias Carmen Henke. Os agendamentos das duas atividades devem ser feitos pelo e-mail
atendimento.bibliotecalucilia@gmail.com, com o custo de R$ 10,00 por aluno. A Biblioteca Lucília Minssen localiza-se no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).
No sábado (12/10), Dia das Crianças, o público será recepcionado no espaço pela “mestre de cerimônias” Palhaça Pulga (Nara Raquel Gocks), a partir das 14h. Adriana Banana também estará presente, como DJ, tocando músicas que marcaram gerações. A tarde contará ainda com os integrantes do projeto Kombina, da escritora Christina Dias, que irão promover contação de histórias, músicas e brincadeiras; o Grupo Cataventus; Angélica Rizzi, Adriana Stein, Carmem Henke e Carmen Lima. E para finalizar a agenda do dia, haverá o momento de celebração pelos 70 anos da Biblioteca Lucília Minssen, o “parabéns”.
“Mesmo com essa idade avançada, a Biblioteca carrega no seu DNA o frescor da juventude. Está sempre conectada com os temas atuais, tanto na formação do acervo, quanto na programação cultural, o que contribui para a formação de leitores infantojuvenis, plantando a semente do amor pela leitura desde muito cedo. E essa história, ao longo das décadas, muitas vezes são contadas pelos pais, pelos avós, quando trazem as crianças e nos contam como construíram a relação com os livros e a importância da Lucília Minssen nesses processos”, ressalta a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), Ana Maria de Souza, que também é diretora da Biblioteca Pública do Estado (BPE).