Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Últimos dias para visitar a exposição Livro Verde, de Michel Zózimo, no Instituto Ling

Detalhes Notícia
Últimos dias para visitar a exposição Livro Verde, de Michel Zózimo, no Instituto Ling A mostra conta com 17 obras inéditas do artista gaúcho, incluindo desenhos, uma colagem e um livro de artista que podem ser visitados com entrada franca até sexta-feira, dia 11 de outubro. Foto: Carlos Stein/VivaFoto

 

Está em cartaz até esta sexta-feira, dia 11 de outubro, a exposição Livro Verde, que reúne 17 obras inéditas no Instituto Ling, em Porto Alegre, produzidas recentemente pelo artista gaúcho Michel Zózimo. Na mostra, com curadoria de Gabriela Motta, são apresentados 15 desenhos detalhados de animais, plantas e elementos da natureza, além de uma colagem manual com recortes retirados de antigas enciclopédias de ciências naturais e um livro de artista, que pode ser folheado pelo público.

A visitação é gratuita e pode ser feita diariamente, das 10h30 às 20h. No local, também é possível garantir, sem custo, os últimos exemplares do catálogo da exposição, que conta com um texto curatorial e verbetes inéditos de Gabriela, criados a partir da convivência com Zózimo e da análise de suas obras, além de reproduções de todos os trabalhos expostos na galeria do centro cultural.

Antes ou após a visita, o público também pode conferir gratuitamente, no canal do YouTube do Instituto Ling, um minidocumentário sobre a exposição. Assinado pela produtora Eroica Conteúdo, o filme tem direção de Caio Amon e reúne depoimentos e comentários da curadora e do artista, com detalhes sobre a concepção e o desenvolvimento dos trabalhos exibidos. “É uma exposição que foi produzida em um intervalo de um ano, mas isso levou quatro, quase cinco anos de pensamento, e acredito que essa mostra resume aqui o que eu já fiz, o que eu estou fazendo neste momento e o que eu ainda vou fazer”, comenta Zózimo no vídeo.

Nascido em Santa Maria, em 1977, e atualmente residindo e lecionando na capital gaúcha, Michel sempre se interessou pelos livros e pelas possibilidades do mundo editorial e do meio impresso, utilizando páginas como suporte para seus desenhos e criações. As publicações antigas, em especial as enciclopédias, fazem parte de uma espécie de obsessão dele ao lado de outros interesses, como as ciências das coisas impossíveis.

Nos 15 desenhos criados em papel algodão para a mostra, Zózimo apresenta animais e plantas reais desconstruídos em diferentes arranjos e escalas. Outro destaque da exibição é a colagem com 80cm de altura e mais de 1 metro de extensão criada pelo artista. A obra, que ganhou o título de Embrionários, foi construída a partir de recortes precisos de uma infinidade de seres vivos, como animais vertebrados e invertebrados, plantas, fungos, aves, peixes, répteis e insetos fosforescentes, retirados de aproximadamente 25 volumes da enciclopédia Conhecer.

SERVIÇO:

Exposição Livro Verde – Michel Zózimo

Artista: Michel Zózimo

Curadoria: Gabriela Motta

Em cartaz até o dia 11 de outubro, com visitação gratuita de segunda a sexta, das 10h30 às 20h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Entrada franca

Além das visitas livres, é possível agendar uma visita guiada pela equipe educativa do centro cultural, sem custo, pelo site www.institutoling.org.br/visite

Informações úteis

institutoling.org.br

www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural

Fone: 51 3533-5700

Email: instituto.ling@institutoling.org.br