A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em conformidade com a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), alerta pais e familiares sobre os riscos de dormir na mesma cama com bebês. A prática é contraindicada devido aos riscos elevados de sufocamento, quedas e outros acidentes.
A área técnica da Saúde da Criança e Adolescente do município reforça que o compartilhamento de cama pode comprometer a segurança do bebê, sendo um dos principais fatores associados à síndrome da morte súbita infantil. Em 2024, nove óbitos já foram confirmados nessas circunstâncias na Capital.
A orientação é de que os bebês durmam sempre em seu próprio berço, em um ambiente seguro e adequado, mas próximo dos pais, para facilitar o cuidado e a supervisão. O ideal é que o berço tenha um colchão firme, sem travesseiros, mantas ou brinquedos que possam aumentar o risco de sufocamento. Além disso, a posição correta para dormir, de barriga para cima, é essencial para a proteção do bebê.
Dicas para o primeiro ano de vida
* Coloque o bebê de barriga para cima – essa é a posição mais segura para dormir quando o bebê ainda é muito pequeno
* Use um colchão firme e livre de objetos – não use travesseiros, protetor de berço, cobertores ou deixe brinquedos junto ao bebê
* Divida o quarto com o bebê, mas não a mesma cama – bebês pequenos devem ter seu próprio espaço para dormir
* Amamente seu bebê – ofereça apenas leite materno até o sexto mês de vida
* Coloque o bebê para arrotar – faça isso por 20 minutos após cada mamada
* Não fume na gestação e após o parto – o cigarro está associado com a morte súbita durante o sono no primeiro ano de vida
* Evite o superaquecimento – não aqueça demais o bebê ou o quarto