O vice-governador Gabriel Souza participou da abertura oficial da 39ª Oktoberfest Santa Cruz do Sul, na noite desta quinta-feira (10/10), no Parque da Oktoberfest do município. No ano em que o Rio Grande do Sul celebra os 200 anos da imigração alemã, a festa germânica exalta a força, resiliência e superação dos gaúchos após as enchentes de maio.
Após celebrar a organização do evento, Gabriel Souza lembrou da tragédia climática no Estado e que Santa Cruz do Sul, uma das regiões mais atingidas pela enchente no mês de maio, serviu como base de operações e ajuda humanitária do Executivo. “Sou testemunha dessas ondas de solidariedade, jamais vou esquecer. Mas o Rio Grande está se reerguendo cada vez mais. Estamos vendo a reconstrução ocorrer, a economia sendo reativada, estamos dando a volta por cima. E esta é a Oktober da reconstrução, da superação”, afirmou o vice-governador.
O presidente da 39ª Oktoberfest e delegado regional, Luciano Menezes, agradeceu o esforço dos voluntários do evento e também lembrou que o local serviu de ponto de apoio durante as enchentes. “Nesse pavilhão vivemos uma situação adversa por conta da enchente. Mas não perdemos a capacidade de resiliência, que é uma marca dessa comunidade”, disse Menezes.
Gabriel percorreu o parque e acompanhou a apresentação da tropa da Brigada Militar. Ele visitou também as instalações da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e o pavilhão da agricultura familiar.
2024: o ano do Bicentenário da Imigração Alemã no RS
A imigração alemã para o Brasil completou 200 anos em 25 de julho deste ano. A data marca a chegada dos primeiros imigrantes de língua alemã em São Leopoldo.
A Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã foi instituída pelo governador Eduardo Leite em 2021. Em 2023, a comissão foi reformulada para incluir novas instituições e eventos em mais regiões no Estado.
Neste ano, as celebrações ocorrem em diferentes cidades gaúchas e irão se estender até dezembro.
A 39ª Oktoberfest
Com uma tradição de quase quatro décadas, a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul é considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul e a segunda maior do Brasil. O evento ressalta a cultura germânica e é uma forma de atrair o público do Estado e do país para fomentar o turismo local.
Os festejos ocorrem em três momentos diferentes do mês: de 10 a 13, 17 a 20 e também entre 24 e 27 de outubro. Os visitantes contarão com cerca de 130 expositores, 40 pontos de gastronomia e diversas atrações musicais nacionais e da região.