Porto Alegre, quarta, 16 de outubro de 2024
img

Porto Alegre: James Liberato celebra 40 anos de carreira revisitando composições em show no Teatro Olga Reverbel

Detalhes Notícia
“Jazz da Terra”, que foi o nome do primeiro show do artista em 1985, ocorre no dia 25 de outubro, às 19 horas. Ingressos no site do Theatro São Pedro. Foto: Daniel Musskopf

 

 

 

No dia 25 de outubro (sexta-feira), o guitarrista, compositor e arranjador James Liberato celebra 40 anos de trajetória com o espetáculo “Jazz da Terra”. Nessas quatro décadas, James consolidou seu nome na música instrumental brasileira e no jazz, explorando diversas formações e estilos. O título “Jazz da Terra” carrega um forte simbolismo: foi o nome de seu primeiro espetáculo, em setembro de 1985, no antigo Teatro de Câmara. “O show de 40 anos será o momento em que volto ao início da minha carreira, revisitando minhas composições até o presente momento, tendo ao meu lado músicos que percorreram essa trajetória junto comigo”, destaca. A apresentação reunirá músicos que acompanham o artista ao longo do tempo, como Amauri Iablonovsky (sax e flauta), Ronie Martinez (bateria), Everson Vargas (baixo) e Luis Henrique New (piano), e contará com as participações especiais de Anacris Bizarro (vocal), Thiago Colombo (violino) e Pablo Schinke (cello).

Foto: Daniel Musskopf

O repertório começa nos anos 1980, marcado pela exploração do jazz, fusion, rock e baladas, perpassando por sua imersão na música brasileira em suas últimas composições e incorporando ritmos tradicionais como baião e choro: No “Rain Song”, “Baião da Amizade”, “Litorânea”, “Espelho D’água”, “Velha Nogueira”, “Trilhos de Aço”, “Frevo bandido”, “Empty Soul”, “Nordestão”, “Oriental Wind”, “Piázolando”, “Sete Chaves”, “Choro Torto”, composta em parceria com Carlos Branco, e “Amor e Música”, com Anacris  Bizarro.

Vencedor de quatro prêmios Açorianos de Música (1991, 1995, 2004, 2020), James Liberato construiu uma sólida carreira. Gravou cinco álbuns e participou de inúmeros projetos como produtor e arranjador. O primeiro CD instrumental, “Off Road”, foi lançado em 1995. Depois vieram “Sons do Brasil e do mundo” em 1998, “Sotaque Brasil” em 2001 e “Manacô” em 2019. Ainda produziu com o grupo Trezegraus, em 1999, o CD de mesmo nome,  e, em 2023, “Aos que chegam”, com composições de Raul Boeira.

Em seu álbum mais recente, “Manacô (2020), o artista reflete uma transição natural do músico e do ser humano. “Tenho estudado muito a música brasileira nos últimos anos e minhas composições buscam misturar a linguagem do jazz e do instrumental com as raízes da nossa terra. Tanto nos timbres quanto nos ritmos e instrumentos, existe uma clara manifestação da cultura brasileira – já existia nos trabalhos anteriores com doses menores –, sem jamais deixar de lado bons improvisos que vem da raiz do jazz.

SERVIÇO:
JAZZ DA TERRA – 40 anos de carreira de James Liberato
Quando: 25 de outubro | Sexta-feira | 19h
Onde: Teatro Oficina Olga Reverbel (Multipalco Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro, s/n)
Ingressos: R$80 Inteira e R$40 Meia-entrada

Ingressos antecipados