Na tarde desta segunda-feira (14/10), o Executivo entregou à Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025. A entrega foi feita pelo vice-prefeito, Ricardo Gomes, ao vice-presidente do Legislativo, José Freitas (Republicanos). O vice-prefeito salientou que esta é a última LOA desta gestão e que os desafios para o próximo governo no ano que vem serão enormes. “Ainda enfrentaremos as consequências econômicas e financeiras das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul”, pontuou.
O secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, ponderou que a LOA 2025 visa à previsibilidade. “Este orçamento do ano que vem nós elencamos as dificuldades dos primeiros quatro meses do ano”, explicou. Ele também lembrou dos financiamentos bancários que devem estar disponíveis ao munícipio no próximo ano.
O secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel, apontou que a LOA estima a receita para depois encaixar a despesa, o que foi mais complexo nesta peça orçamentária. “Vamos manter o equilíbrio fiscal sem aumentar a carga tributária, mesmo com as possíveis dificuldades do próximo ano”, afirmou.
O vice-presidente da Câmara enfatizou a boa relação entre os poderes Executivo e Legislativo e a importância da Lei Orçamentária para a reconstrução da cidade. “Juntos nós vamos ajudar a reconstruir a nossa Capital”, finalizou Freitas.