O Município de Porto Alegre a e empresa de telefonia Oi firmaram acordo referente à remoção dos fios da companhia que estão fora de uso mas ainda permanecem nos postes da CEEE Equatorial. O acerto prevê que a empresa não participará dos mutirões feitos pela prefeitura, uma vez que possuiu programação própria de retirada.
Segundo o acordo, a companhia realizará a retirada de seus fios, conforme cronograma apresentado, e a prefeitura fará seus mutirões de retirada de fios soltos, mal colocados e inservíveis nas áreas que já foram objeto de atuação pela OI, o que poupará o Município de realizar o descarte dos fios dessa empresa. Veja aqui a íntegra da ata da audiência.
Conforme a empresa, já foram removidos os cabos nos bairros Humaitá, Farrapos, São João e Navegantes. Atualmente, a Oi está efetuando a retirada nos bairros São José, Menino Deus, Partenon e Agronomia.
A negociação ocorreu na quarta-feira,16, durante reunião realizada pela Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público estadual, em tratativa paralela à ação ajuizada pelo Município de Porto Alegre cobrando medidas para a remoção dos cabos sem uso.