Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Ricardo Dornelles e Rodrigo Bellora apresentam menu inédito após percorrerem o Pampa gaúcho

Detalhes Notícia
Em jantar cultural preparado a dez mãos no Instituto Ling, dia 25 de outubro, os chefs e outros três convidados apresentam ingredientes e sabores mapeados e garimpados em expedição que passa por Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Uruguaiana e Alegrete. Foto: Douglas Minuzzo

 

O Instituto Ling recebe no dia 25 de outubro, sexta-feira, às 20h, o jantar cultural Pampa Profundo, preparado pelos chefs Ricardo Dornelles e Rodrigo Bellora após uma expedição gastronômica que passou por Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Uruguaiana e Alegrete. No cardápio inédito servido em Porto Alegre, eles utilizarão as técnicas aprendidas e os ingredientes frescos coletados durante a viagem, explorando iguarias como butiá, azeite de oliva, cordeiro, cambuquira, peixe de água doce, gado hereford e braford, arroz, ambrosia, queijos e méis. O resultado será um menu em cinco etapas, totalmente harmonizado, preparado a dez mãos, junto com outros três chefs convidados: Jorge Curi, Júlia Fraguas e Fabrício Goulart. Os ingressos para o jantar já podem ser adquiridos no site www.institutoling.org.br.

Na visita às cidades gaúchas, os cozinheiros foram recebidos por fazendeiros, agroindústrias e pequenos produtores para aprenderem e se especializarem em diferentes maneiras de produzir, conservar, plantar e colher diversos tipos de ingredientes da região. Entre os anfitriões estão o casal Paulo Ceratti e Mariana Rosa, idealizadores da Canto Queijaria, assim como a designer Lu Bulcão e o coordenador de agronegócios do Sebrae/RS Angelo Aguinaga. No roteiro também estão visitas à fábrica de arroz da Pilecco Nobre, às estâncias Paraizo e Timbaúva, às vinícolas Guatambu e Miolo, além da sede dos Produtores Gaúchos Unidos e da Cabanha do Barulho.

Ricardo e Rodrigo durante a pesca artesanal na madrugada de abril. Foto: Douglas Minuzzo

A expedição faz parte do projeto Cozinha na Natureza, idealizado para se conectar com a essência gastronômica do Rio Grande do Sul. A iniciativa vai muito além da descoberta e da valorização da cultura gaúcha. A ideia é dar destaque aos ingredientes e à culinária local, fortalecendo a nossa identidade, aumentando a renda e a visibilidade dos produtores daqui e inspirando pratos novos, além de promover uma experiência única aos participantes do jantar que vão descobrir, em primeira mão, os novos sabores encontrados.

Um registro documental com o resultado das pesquisas e vivências dos chefs. No Instagram @cozinha.natureza há detalhes sobre a primeira expedição, realizada em abril, que ganhou o título de Mar de Dentro. Por lá, também será possível acompanhar em tempo real a jornada pelo Pampa a partir do dia 20. Na expedição, além dos chefs, estarão presentes a jornalista Bete Duarte, a assessora de comunicação e sommelière Larissa Verdi, a equipe de fotografia e vídeo comandada por Douglas Minuzzo, além de Ana Fagundes, que assina a produção da expedição e do jantar.

Os chefs

Rodrigo Bellora é chef de cozinha, agricultor e pesquisador do ingrediente como protagonista dentro da sua gastronomia. Através dos seus restaurantes na Serra Gaúcha, o Valle Rustico, no qual empreendeu há 15 anos, além da Tubuna – Cultura Gastronômica e o Apino, aplica o conceito que idealizou para pensar e criar gastronomia, intitulado Cozinha de Natureza. Inquieto e entusiasta do movimento slow food, ele se utiliza de ingredientes locais e sazonais em menus e preparos, criando um ecossistema positivo junto aos pequenos produtores da região. Suas formações em Turismo e Gestão de Negócios possibilitam uma visão ampla e o desempenho de papéis estratégicos dentro dos empreendimentos com os quais se envolve, atuando também como consultor e curador em eventos e negócios gastronômicos.

Ricardo Dornelles é chef reconhecido por diferentes premiações.  Foi vencedor do Bocuse D’Or Brasil, um dos concursos de gastronomia mais prestigiados do mundo, e escolhido como chef embaixador da gastronomia do Rio Grande do Sul pelo Prêmio Nacional Dólmã, considerado um dos “oscars” da gastronomia no Brasil. Também foi eleito pelo público como melhor chef de Porto Alegre nos anos de 2021 e 2022 e indicado chef revelação nacional no Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa.

Foto: Guilherme Herz

Júlia Fraguas é chef e proprietária do restaurante Café Angélica, em Porto Alegre. Trabalhou em diversos restaurantes, incluindo o CODA, estrelado em Berlim com foco em sobremesas. Estuda e aplica sazonalidade e técnicas contemporâneas com frutas e vegetais, tanto no seu restaurante como em cursos e workshops. Atualmente, também trabalha na organização World Central Kitchen, que atua no mundo inteiro fornecendo refeições para a comunidade após desastres naturais.

Jorge Curi é um chef empreendedor. É cofundador e chef executivo do grupo à frente das marcas Madre Mia, NAVE e Meio Café. Coordena uma equipe com mais de 40 cozinheiros, a partir de um trabalho apurado de gestão em todas suas casas. Na sua trajetória, já passou por cozinhas na Inglaterra, Portugal e Havaí, trazendo na bagagem muitas inspirações para a sua cozinha.

Fabrício Goulart é chef consultor e pesquisador em inovação sustentável. Estudou gastronomia no Senac, onde é graduado em Marketing. Tem pós-graduação em Inovação e Empreendedorismo e é mestrando em Ambiente e Sustentabilidade pela UERGS. Iniciou a sua carreira na gastronomia com o saudoso chef Marcelo Jacobi. Depois, experimentou a vivência fora do país, trabalhando no Canadá, Nova Zelândia, Tailândia e França, de onde retornou em março de 2024. No Brasil, fez estágios no DOM e trabalhou no time de consultoria do Masterchef, com Paula Labaki, e em eventos com Marcos Livi, Renzo Garibaldi e Massimo Bottura. A partir de sua pesquisa e experimentações no aproveitamento integral dos alimentos, criou a Feitosa Foodtech, startup de cocriação de alimentos conhecida por molhos à base de banana, ganhadora de prêmios do Google e Carrefour em Economia Circular. Também proporciona experiências baseadas no uso de produtos locais, com sabores e saberes provenientes da agricultura familiar, e é um promotor da bioeconomia e conservação dos biomas brasileiros.

SERVIÇO:

Jantar Cultural: Expedição Pampa Profundo

Com os chefs Rodrigo Bellora e Ricardo Dornelles e os chefs convidados Jorge Curi, Julia Fraguas e Fabrício Goulart

Dia 25 de outubro, sexta-feira, às 20h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Ingressos:

R$ 360 no primeiro lote (até dia 18 de outubro)

R$ 390 no segundo lote (a partir de 19 de outubro)

Pontos de venda:

Site: www.institutoling.org.br

Recepção do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS): funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

 

Realização: Valle Rustico e Instituto Ling

Patrocínio: Arroz Pilecco Nobre e Tramontina Hospitality

Apoio: Sebrae

Ambientação: Studio Carbono

Parceiros: Baden Torrefação, Canto Queijaria, Estância Paraizo, Estância Timbaúva, Vinícola Guatambu, Vinícola Miolo, Produtores Gaúchos Unidos, Giordani Turismo, Studio Carbono, Somos PMP e Cabanha do Barulho.

Produção: Ana Fagundes e Larissa Verdi