Com a autoridade de quem vivenciou o desenvolvimento de dois símbolos do Rio Grande do Sul, o cavalo Crioulo e o Freio de Ouro, o pecuarista e escritor José Antônio Marques Fagundes, mais conhecido como Tunico Fagundes, fará uma sessão de autógrafos para o lançamento do livro Freio de Ouro Volume II, no dia 11 de novembro, durante a 70ª Feira do Livro de Porto Alegre (RS).
O livro, que levou dois anos para ficar pronto, dá sequência ao Freio de Ouro Volume I, onde o autor registra, em detalhes, o período entre as primeiras provas funcionais realizadas em Jaguarão (RS), desde 1978, até o primeiro Freio de Ouro. Os resgates enriquecem o manancial literário gaúcho ao registrarem os bastidores e o desenvolvimento da mais tradicional competição de raça do Estado e que, desde 2022, através da lei federal 14.394, também passou a ser reconhecida como manifestação da cultura nacional.
O novo livro reúne, através de memórias e da análise de mais de 400 atas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), 41 anos de história desde os momentos que antecederam a primeira edição da prova em 1982, seu sucesso e continuidade. “A prova foi criada para ser a comemoração do Jubileu de Ouro da ABCCC. Foi um sucesso, com milhares de pessoas ao redor da pista em Esteio, e todos querendo realizar a segunda. Aí entra a grandiosidade, a gentileza, a disponibilidade de Dirceu Pons, então ganhador com o cavalo Itay Tubambaé, que abriu mão da premiação única permitindo que a história continuasse”, relata Tunico.
Como um divisor de águas, as provas do Freio de Ouro impulsionaram a evolução do cavalo Crioulo, agregando à raça características morfológicas e funcionais, culminando na consagração da genética e no acerto em promover o concurso. “Aprendemos muito, comprovamos que a seleção, iniciada por Dom Emilio Solanet, baseada no biótipo e na funcionalidade, há mais de 120 anos, é uma verdade cada vez mais atual e indiscutível! Hoje quase todo o Conesul trabalha buscando esses conceitos. Atingimos a perfeição? Claro que não, mas progredimos muito”, registra.
A capa traz ilustração de Felipe Constant, a apresentação é de Roberto Davis e o prefácio de João Alberto Dutra Silveira. O livro tem depoimentos de Bayard Bretanha Jacques, Gilberto Centeno, Luiz Carlos Albuquerque, Mariana Tellechea e Oslvaldo Pons. Editado pela Viapampa, tem como apoiadores Rações Supra, Parceria Leilões, ABCCC, Churrascaria Santo Antonio e Bodega Sossego.
Sessão de autógrafos do livro Freio de Ouro Volume II, por Tunico Fagundes na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre
Data: 11/11
Horário: 19h
Local: Praça de Autógrafos Gerdau na Praça da Alfândega no Centro Histórico