Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Canoas: Jovem do projeto Atleta Cidadão do Futuro embarca para competição nacional

Detalhes Notícia
André Alves participará do Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo Foto: Fran Beck

 

 

Enquanto muitos jovens brasileiros sonham em ser jogadores de futebol, André Alves se destaca em uma trajetória diferente. O atleta de 15 anos do projeto Atleta Cidadão do Futuro (ACF), vai participar do Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo, que acontece a partir desta sexta-feira (1°), em João Pessoa, na Paraíba. Reconhecido como um grande talento do ACF, sua rotina é marcada por dedicação e esforço contínuo.

Após treinar por mais de dois anos na Estação Cidadania, ele conquistou a vaga na competição ao garantir o primeiro lugar no Campeonato Estadual de Atletismo, realizado em agosto, com uma marca de 11.99 no salto triplo. Por conta de uma parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) e a Sogipa, André tem aprimorado suas técnicas com treinos diários.

A história de André no atletismo começou de maneira inusitada. Influenciado pela mãe, que também treina na Estação Cidadania, ele decidiu experimentar um treino e, desde então, não parou mais. “No início, eu não queria, mas a primeira semana me fez tomar gosto. Fiz amigos e passei a me apaixonar pelo atletismo”, conta.

Para ele, ganhar medalhas e se aprimorar no esporte é um processo viciante. “Depois da primeira competição, você quer sempre treinar mais para melhorar suas classificações e técnicas. Nunca imaginei que, aos 15 anos, estaria competindo em um torneio nacional. Pensava que já estaria trabalhando para ajudar em casa. Hoje, meu foco é no atletismo, e sei que esse esporte pode me proporcionar um futuro melhor”, ressaltou.

Yuri Fajardo, professor do ACF e da Sogipa, destaca o potencial de André. “Percebemos seu talento logo que ele ingressou no projeto. Além das características físicas, ele possui qualidade que pode ser aprimorada.” Yuri enfatiza a importância do ACF para jovens como André. “O projeto oferece acesso ao esporte e ensina sobre a estrutura necessária para se tornar um atleta profissional, preparando-os para um futuro promissor”.

A disputa do Campeonato Brasileiro sub-16 acontece entre sexta-feira (1°) e domingo (3)em João Pessoa, na Paraíba. André disputará a prova do salto triplo, que está marcada para a manhã desta sexta-feira.