Talvez entre todas moedas emergentes a que tem mais a perder com a política de tarifas de Donald Trump seja o Peso Mexicano.
A economia do país é intimamente ligada ao dos EUA e a política do ex-presidente pode atingir em cheio o México. Segundo estimativas do economista Gerard DePippo, da Bloomberg, o PIB mexicano pode perder até 2 pontos percentuais até o fim de um eventual mandato de Trump.
Para o Brasil, uma economia bem mais fechada em termos relativos ao do México, o impacto das medidas de Trump pode subtrair 0,2% do PIB segundo seus modelos.
Neste sentido ver o comportamento do Peso Mexicano pode ser uma maneira indireta de acessar o humor dos investidores em relação a eleição nos EUA. No dia de hoje o Dólar disparou contra o Peso, mas no final do dia já havia devolvido toda a alta e até caiu.
O Dólar ganha contra o Real e o Peso Mexicano cerca de 18% este ano, mas neste caso me interessa particularmente o comportamento nesta semana. Talvez seja uma métrica mais correta que ver as casas de apostas simplesmente.