A Farsul se fez presente, na terça-feira (05/11), como convidada de audiência pública realizada na Câmara dos Deputados em Brasília. A pauta da reunião foi a renegociação das dívidas contraídas por produtores em razão das enchentes que assolaram o estado em maio de 2024.
O assessor da presidência, Luis Fernando Pires, representou a Federação em Brasília. Em sua manifestação, Pires destacou o trabalho feito pela entidade desde o primeiro momento da enchente, com os pedidos de linha de créditos especiais. Pires reiterou que a enchente foi o desafio mais recente enfrentado pelo produtor gaúcho, mas que o setor já padece de duas safras seguidas atingidas pela seca.
Pires apontou que o recurso prometido pelo Governo Federal se mostrou insuficiente diante do necessário para reconstruir o setor, e de que é necessário maior facilidade de acesso aos recursos, além de maior prazo para pagamentos e melhorias no fundo garantidor.
Pires avalia que a reunião foi positiva, já que foi uma conversa direta com o Governo Federal e com as instituições financeiras. “Acredito que demonstramos que nesses 180 dias muitos produtores ainda não foram contemplados, e que após essa audiência possamos dar a devida resposta necessária”, declarou.