As aulas na recém-inaugurada Escola Sesi de Ensino Médio Paulo D´Arrigo Vellinho, em Canoas, começam em fevereiro de 2025. Mas o local já acolhe estudantes de diversos cantos do Rio Grande do Sul com a 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@, que começou na terça (5) e vai até sexta-feira (8). No segundo dia do evento, 46 projetos de estudantes do Sesi estiveram em exposição.
Na manhã nublada desta quarta-feira na cidade da região metropolitana de Porto Alegre, a nova estrutura educacional do Sesi abrigou um vai e vem de jovens e adultos com olhares curiosos e gana por conhecimento. Enquanto alguns passeavam pelas áreas externas para conhecer o local, outros lotavam o hall de entrada do colégio. É nesse espaço que estão montados os estandes onde os projetos podem ser vistos. A vontade de mostrar cada ideia materializada ali era nítida nos olhares convidativos dos autores dos projetos. Temas como segurança do trabalho, consciência ambiental e inclusão estavam entre os explorados na mostra.
Projetos inovadores
A preocupação em oportunizar possibilidades de emprego e renda para autônomos e trabalhadores informais foi o mote da iniciativa “Autonomize”, criada por jovens da Escola de Ensino Médio Sesi Eraldo Giacobbe, de Pelotas. Trata-se de um aplicativo desenvolvido para acionar serviços, em um primeiro momento, focados na construção civil (pedreiros, engenheiros, eletricistas e outros). No balcão, Jéssica Azambuja e Manuela Sanes, ambas de 17 anos e cursando o terceiro ano do Ensino Médio, explicavam o funcionamento do projeto. De acordo com elas, a ideia surgiu em um curso de Desenho Mecânico realizado no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS). Nas aulas, elas e outros colegas foram desafiados pelo professor a bolar soluções para o mundo do trabalho. Foi aí que pensaram em conectar possíveis contratantes e prestadores.
“Percebemos que esses profissionais tinham dificuldade de conseguir empregos. E, ao mesmo tempo, que o pessoal costuma usar muito aplicativos. Então, desenvolvemos o app para ajudar”, afirma Jessica.
“E, também, porque tem pais de colegas que são autônomos e sofrem com a dificuldade de conseguir trabalho”, acrescenta Manuela.
Ainda indisponível para dispositivos móveis, o Autonomize – uma brincadeira com as palavras autônomo e otimize -, roda em um piloto online.
Da Serra, as estudantes do contraturno tecnológico da unidade Sesi Bento Gonçalves Antonia Fontanive e Laura Candeia, cada uma com 10 anos, representavam o projeto “Led Star”. O objetivo do trabalho é criar uma forma segura e visível para a evacuação de incêndios com baixa visibilidade – como foi o caso da Boate Kiss, em Santa Maria. Com uma maquete que simulava a estrutura da casa noturna que pegou fogo em 2013, a dupla demonstrava, na prática, o conceito.
“A fumaça é menos densa que o ar. Então, ela sobe”, explica Antonia, ao que Laura complementa: “Assim, pensamos em colocar leds no chão mostrando o caminho da saída, já que as sinalizações costumam ficar nas paredes e podem ficar encobertas”.
Para visitar
A Mostra Sesi Com Ciência deste ano segue até sexta-feira apresentando soluções inovadoras de alunos do Sesi de Ensino Médio, EJA e do Contraturno — são 148 trabalhos de alunos do Sesi, mais quatro de colégios públicos que tiveram envolvimento com o Instituto Sesi de Formação de Professores.
Os trabalhos dos estudantes são baseados nos princípios que norteiam as escolas do Sesi: diálogo, tecnologia, inovação, sustentabilidade, resolução de problemas, contextualização, interdisciplinaridade, relação com o mundo do trabalho e excelência acadêmica para continuidade de estudos.
Mostra Sesi Com@Ciência
Quando: 5, 6, 7 e 8 de novembro
Onde: Sesi Canoas (Rua Aurora, 1220 – Mal. Rondon, Canoas/RS)
Como participar: inscrições gratuitas pelo site : https://sesicomciencia.com.br/