Porto Alegre, terça, 19 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Pacientes da Santa Casa são beneficiados com mutirão de cirurgias de postectomia no 'Novembrinho Azul'

Detalhes Notícia
Mais de 20 profissionais se envolveram na ação, beneficiando 18 crianças e adolescentes que aguardavam a realização do procedimento.
Integrando as ações do Novembrinho Azul, a Santa Casa de Porto Alegre realizou, no último feriado (15/11), um mutirão de cirurgias para correção de fimose em pacientes pediátricos do Sistema Único de Saúde. Mais de 20 profissionais do Hospital da Criança Santo Antônio, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, se envolveram na ação, beneficiando 18 crianças e adolescentes que aguardavam a realização do procedimento.
Liderada pelo cirurgião pediátrico Rafael Deyl, também chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica da Santa Casa, a ação reafirma o compromisso da instituição com a saúde pública, garantindo acesso ao procedimento e reduzindo significativamente o tempo de espera desses pacientes. “A postectomia é um procedimento simples, mas essencial para prevenir possíveis infecções penianas, facilitar a higiene íntima e evitar complicações, como o câncer de pênis”, explica o médico.
Segundo Deyl, a falta de higienização genital adequada, dificultada pela fimose, é a principal causa de balanopostite, uma inflamação conjunta da glande e do prepúcio. “Essa inflamação faz com que a pele do pênis se torne progressivamente mais fechada, criando um ambiente favorável para infecções”, destaca, reforçando a importância da correção da fimose. Para a seleção dos pacientes, foram considerados o tempo de espera na fila e a complexidade dos casos.
Além de beneficiar diretamente as crianças, o mutirão integra o movimento Novembrinho Azul, dedicado a conscientizar meninos de até 15 anos sobre a importância dos cuidados com a saúde desde a infância. “A prevenção é fundamental para evitar problemas futuros”, ressalta o médico. “Já temos uma cultura de cuidado bastante consolidada entre as meninas, mas ainda precisamos avançar entre os meninos. Esse olhar é essencial para formarmos adultos responsáveis por sua própria saúde, reforçando a importância da prevenção em todas as etapas da vida”, conclui.