A Minha Biblioteca Católica foi uma das vencedoras do Prêmio Jabuti 2024, considerado o Oscar da literatura brasileira, na categoria “Produção Editorial”. Com sede em Dois Irmãos, a editora recebeu o troféu de melhor capa da Câmara Brasileira do Livro (CBL) com uma versão inédita da Bíblia Sagrada, lançada em novembro de 2023.
A obra foi resultado de mais de três anos de trabalho e é uma tradução revisada da obra do Padre Matos Soares, de 1927, baseada na Vulgata Latina — a mais tradicional versão da Escritura na Igreja Católica – com referências de manuscritos e versões em hebraico e grego. A Bíblia possui mais de 1.700 páginas, contando toda a história do Gênesis ao Apocalipse com mais de 3.500 comentários patrísticos – a única versão no mundo com esse recurso – e mais de 8.500 notas de rodapé originais.
O projeto foi desenvolvido por Matheus Bazzo (diretor criativo), Júlia Maximo (designer), Renan Santos (editor) e Lauro Garmatter (diretor). Inspirada na história de Jesus, a parte gráfica possui acabamento premium. A capa, em relevo, retrata a infância, a vivência pública e a Paixão de Cristo em três diferentes arcos. Na lombada, está ilustrada a anunciação de Maria e, na contracapa, o Antigo Testamento.
A obra ainda inclui uma caixa, luva e folha de guarda. No interior da Bíblia, cada um dos 73 livros possui tipografia capitular, capa personalizada e margens ornamentadas com elementos simbólicos cristãos.
De acordo com o fundador da Minha Biblioteca Católica, Matheus Bazzo, cada detalhe da obra foi imaginado para que o leitor vivenciasse uma experiência semelhante à entrada em uma catedral. “Nosso propósito como editora sempre foi encantar o mundo com a beleza da tradição cristã. Dedicamos cada segundo do nosso trabalho para isso. Esse prêmio é sinal de missão cumprida”, destaca.
Além do Jabuti, a Bíblia Sagrada da Minha Biblioteca Católica está concorrendo ao Prêmio Brasileiro de Design na categoria “Design Editorial – Livros”. A obra está disponível para compra no site. Criada em 2018, a Minha Biblioteca Católica já imprimiu mais de cinco milhões de livros e editou mais de 200 obras, impactando mais de 400 mil famílias.