A 39º Feira do Livro de Canoas chega ao fim neste sábado (30), na área central da cidade. Antes do encerramento marcado para as 18h, os canoenses podem aproveitar a programação, que conta com palestras, peças de teatro, música e, claro, muitos livros para todos os gostos.
Nesta sexta-feira (29), a feira recebeu dezenas de visitantes, que aproveitaram as atrações como contação de histórias, peças de teatro e encontros com autores, além de explorar as 26 bancas de livros – que reúnem desde obras da literatura infantil, passando pelos clássicos e publicações de autores contemporâneos. Um dos palestrantes que atraiu a atenção dos estudantes foi o músico, escritor e ator Carlos Albani, fundador do grupo Cavalgando o Vento, no qual, mistura, música, poesia e teatro.
Ao caminhar pelos corredores de livros ou passar pela Praça da Emancipação, uma personagem muito conhecida pelos alunos é a Professora Maluquinha, interpretada pela educadora Cristiane Oliveira, 51 anos. Há 29 anos, ela atua na rede municipal. A personagem surgiu em um projeto de incentivo à leitura e literatura infantil na Escola Concórdia, nos anos 2000. “As crianças começaram a ler, e, em 2002, conhecemos o escritor Ziraldo Alves Pinto. Quando ele me viu, disse: ‘Você é a Professora Maluquinha!’ . Ganhei esse apelido e, a partir daí, o projeto decolou”, relembra.
Andando pela rua 15 de Janeiro e pronta para escolher alguns livros, a pequena estudante Isabela, 7 anos, imediatamente reconheceu a Professora Maluquinha e quis saber mais sobre onde ela morava e onde estavam os seus livros. E contou o quanto gosta de ler e de ouvir as histórias da Professora Maluquinha, que, neste ano, visitou o seu colégio.
Com a Professora Maluquinha, Cristiane visita as escolas públicas e também atende instituições da rede privada, especialmente no mês de outubro, quando promove ações com ingresso solidário. Presente na Feira do Livro há muitos anos, tanto como professora quanto como personagem, Cristiane reforça a importância de conectar os alunos aos escritores. “Mostrar para os alunos que o livro tem uma voz, que há um autor por trás, é fundamental, especialmente quando é o primeiro contato deles com a literatura”, explica.
Para Cristiane, participar da Feira do Livro de Canoas é sempre motivo de emoção “Conviver diariamente com contadores de histórias, autores e livreiros é mágico. A feira é um lugar onde podemos liberar o nosso lado criança, e as pessoas se tornam mais alegres. É realmente encantador”, resume.
Confira a programação deste sábado (30)
9h às 17h – Exposição Dolls
Local: Biblioteca Pública João Palma da Silva
10h15 – Contação de histórias
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Grupo: Bárbara Catarina, Jonatan Borges e Silvia Graebin
10h30 às 11h30 – Apresentação artística
Local: Área Central
13h – Contação de histórias
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
13h – Nossa Arte Circula RS – Sesc – A Fubica do Nono Felice
Vivi Costa
Local: Auditório Sady Schiwitz
14h às 16h – Pintura facial
Local: Área Central
14h – Nossa Arte Circula RS – Sesc – Plantar a palavra na terra indomável – oficina de escrita de poesia
Giana Guterres
Local: Auditório da Secretaria de Cultura
15h – Projeto Nossa Arte Circula – Sesc/RS ֪– Espetáculo Faixa de Graça
Grupo: Ritornelo de Teatro
Local: Área Central
15h – Yoga infantil
Local: Bebeteca da Biblioteca Pública
Público: Educação Infantil
Grupo: Cavalgando o Vento
16h – Projeto Nossa Arte Circula – Sesc/RS – Terrorismo Lírico – Herois Negros
Iniciativa Cultural Poetas Vivos
Local: Auditório Sady Schiwitz
16h – Sessão de Autógrafos
Livro: Dominada – Dominó de Ada, de Lúcia Regina Lucas da Rosa
Livro: … na Leveza do Plátano”, de Lisa Aliatti
Livro: O caminho mágico, de Douglas Franco
Livro: Um sonho, viver de dança, de Najma Safi
17h – Projeto Nossa Arte Circula – Sesc/RS – Onde está Cassandra?
Cassandra Calabouço
Local: Auditório Sady Schiwitz
17h30 às 18h – Apresentação artística
Local: Área Central
18h – Encerramento Oficial
Local: Área Central
18h30 – Pocket Show
Banda Ovo Frito
Local: Área Central
20h – Espetáculo O Nome dela é Gal
Fernanda Copatti
Local: Teatro do Sesc Canoas