Porto Alegre, quarta, 04 de dezembro de 2024
img

Rio Grande do Sul conquista quinta colocação nos Jogos da Juventude 2024

Detalhes Notícia
A delegação do RS conquistou 42 medalhas (13 de ouro) nas competições realizadas em João Pessoa (PB). Os atletas gaúchos da ginástica artística obtiveram um grande resultado conquistando 13 medalhas, sendo sete de ouro - Foto: Divulgação SEL

O Rio Grande do Sul encerrou sua participação nos Jogos da Juventude 2024 mostrando, mais uma vez, a força do esporte gaúcho. Apoiada pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), a delegação do RS terminou a competição em quinto lugar entre os 26 Estados participantes e o Distrito Federal. Foram 42 medalhas (13 ouros, 13 pratas e 16 bronzes) conquistadas nas disputas realizadas em João Pessoa, na Paraíba, de 13 a 28 de novembro. O RS manteve a colocação obtida em 2023, com o acréscimo de uma medalha a mais na campanha geral.

Na edição deste ano, a delegação gaúcha foi formada por 194 participantes, sendo 185 atletas com até 17 anos, além de técnicos, dirigentes e servidores da Secretaria do Esporte e Lazer. A comitiva do RS contou com o apoio da SEL, que se empenhou na organização e na logística para a participação dos atletas no evento, além de fornecer as passagens aéreas e os uniformes, por meio de incentivo financeiro oriundo da Lei Pelé. A SEL também organizou as seletivas estaduais, por meio do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul.

“A Secretaria do Esporte e Lazer tem muito orgulho de apoiar os atletas gaúchos nesta disputa tão importante paras as futuras gerações do esporte no Estado. E a delegação gaúcha fez uma linda campanha, alcançando o quinto lugar. Parabéns a todos os envolvidos”, disse o titular da SEL, Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral.

Destaques 

Ciclismo

João Pedro Oliveira conquistou a primeira medalha do RS na competição. Ele atingiu o ouro na modalidade sprint. “Depois de muito treino, muitos meses acordando de madrugada para treinar, conciliando trabalho e treino, posso dizer que fui campeão nos Jogos da Juventude,” comemorou o ciclista, que também levou uma medalha de bronze em outra disputa.

Atletismo

No atletismo, foram quatro medalhas: um ouro, duas pratas e um bronze. No salto em altura, Maria Eduarda da Cunha, aluna da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, conquistou o ouro. O técnico Mario Kickhofel contou que ela treina de três a quatro vezes por semana. “Neste ano, ela teve um grande salto de qualidade nos resultados, ganhou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Sub-16. Agora, ela repete a medalha de ouro, fazendo a melhor marca do Brasil no ano, sendo a primeira do ranking brasileiro”, destacou orgulhoso.

Natação

A natação gaúcha conquistou dez pódios, com quatro medalhas de ouro. Somente Fernanda Silveira levou três medalhas de ouro e uma de prata. Na competição em águas abertas, Fernanda conquistou o ouro com Nicolas Marques no revezamento misto. A dupla mostrou que é vencedora dentro e fora do mar: neste ano, os dois enfrentaram a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul antes de alcançar o pódio da competição. “A gente recolhia doações, carregava as caixas e ajudava nas ações solidárias. O nosso clube (Grêmio Náutico União) virou abrigo. Então, todas as atividades de treinamento estavam paradas e o foco era ajudar o máximo possível”, comentou Nicolas.

Ginástica artística

A ginástica artística gaúcha fez bonito nos Jogos da Juventude 2024. Sob a liderança dos técnicos Leonardo Finco e Kiko Burtet, os atletas conquistaram 13 medalhas, sendo sete de ouro. Caio Fernandes (três ouros e duas pratas) e Francine de Oliveira (quatro ouros e duas pratas) dominaram as primeiras colocações. Segundo Kiko Burtet, Francine tem um grande potencial: “É uma atleta potente, uma menina forte, principalmente no solo e no salto. São dois aparelhos que ela vai ter grande destaque. Se o Brasil investir na base, vamos abastecer o país com atletas, e nos Jogos da Juventude é que encontramos esses atletas,” complementou.

Sobre os Jogos

Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, os Jogos da Juventude oferecem suporte para as modalidades olímpicas com a formação de jovens atletas e profissionais do esporte. Desde 2000, os jogos reúnem anualmente mais de 4,5 mil atletas com até 17 anos oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Mais de 2 milhões de estudantes das 27 unidades federativas participam das etapas classificatórias em cada Estado.