Porto Alegre, quarta, 22 de janeiro de 2025
img

Fecomércio-RS visa fortalecer a inserção de beneficiários do Bolsa Família no mercado formal de trabalho

Detalhes Notícia
Federação mobiliza Famurs por incentivos à multiplicidade de ações para ampliação de oportunidades de emprego. Foto: Roberta Aline / MDS

A Fecomércio-RS encaminhou à Famurs, na última sexta-feira, 17/01, um ofício que visa incentivar a multiplicidade de ações voltadas à inclusão de beneficiários do programa Bolsa Família no mercado formal de trabalho. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de emprego, especialmente para adultos sem filhos, grupo que vem apresentando resultados positivos em ações semelhantes, como as realizadas no município de Bento Gonçalves.

Atualmente, o Rio Grande do Sul registra uma taxa de desemprego de 5,1%, o índice mais baixo da última década. Apesar do cenário favorável, a Fecomércio-RS ressalta os desafios na contratação de mão de obra qualificada e a necessidade de ações coordenadas para reduzir a informalidade. Nesse contexto, o Bolsa Família é apontado pela entidade como uma ferramenta crucial para combater a pobreza, somado à criação de iniciativas que promovam a qualificação e a inserção dos beneficiários no mercado formal de trabalho.

Para fortalecer essa transição, a federação propõe uma parceria com os órgãos municipais, mediada pela Famurs, que inclui a participação ativa das unidades do Senac/RS. A instituição, reconhecida pela excelência na formação profissional, se coloca à disposição para oferecer cursos de qualificação voltados às demandas do mercado. “Empregos são a forma mais efetiva de promoção social. Por isso, saudamos as iniciativas dos gestores públicos na fiscalização e inclusão desses indivíduos no mercado formal. Estamos comprometidos em fornecer o suporte necessário para que os beneficiários do Bolsa Família possam acessar oportunidades reais de trabalho”, afirma Luiz Carlos Bohn, presidente do Sistema Fecomércio-RS.

A Fecomércio também solicita que as práticas exitosas de inserção no mercado formal sejam replicadas em outros municípios do estado, com a colaboração das administrações locais e de órgãos de assistência social. “Essa iniciativa reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Sul, ao mesmo tempo em que fortalece os laços entre os setores público e privado para a promoção de oportunidades e dignidade através do emprego formal”, finaliza Bohn.