Milhares de fiéis participaram neste domingo, 2, da procissão a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira afetiva de Porto Alegre. O ato religioso tradicional da Capital começou com uma missa na Igreja do Rosário, às 7h, e, depois, percorreu as principais ruas do Centro Histórico, avenidas Julio de Castilhos e Castelo Branco, até a chegada na avenida Sertório, no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes. O tema da festa é “150 anos, caminhando com Maria, Mãe da Esperança”.
O prefeito Sebastião Melo, a primeira-dama do município, Valéria Leopoldino, a secretária municipal de Cultura, Liliana Cardoso Duarte, a presidente da Câmara de Vereadores, Comandante Nádia, e outras autoridades políticas e religiosas participaram da procissão.
“Esta é uma festa tradicional, um momento de fé, reflexão e renovação da esperança. Depois de um ano tão difícil, em que Porto Alegre enfrentou grandes desafios, essa celebração nos fortalece para seguir em frente. A reconstrução da cidade não é só física, mas também emocional e espiritual” – Prefeito Sebastião Melo.
A passagem dos fiéis foi saudada por dezenas de pessoas que se aglomeraram ao longo do trajeto de quatro quilômetros. A educadora Karine Mendes, moradora da Ilha das Flores, teve a casa inundada até o telhado pela enchente e veio agradecer por ter sido contemplada pela prefeitura com uma nova casa no bairro São Geraldo. ” É um dia de gratidão pela benção de ter um novo lar depois daquela tragédia”, disse a devota. Vestida de anjinho, a pequena Lua Mayté, de apenas quatro meses, estava nos braços da mãe que agradecia pela saúde da filhinha nascida prematura. Dormindo no colo do pai, o pequeno Olliver participou do ato religioso em agradecimento à saúde. “Ela é uma santa milagrosa”, disse o marceneiro Bruno Santos, pai do bebê.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou bloqueios desde o começo da manhã nas vias de passagem da procissão. Neste domingo, feriado de Nossa Senhora de Navegantes, há passe livre nos ônibus de Porto Alegre.
Depois de duas horas de caminhada, a procissão chegou ao Santuário dos Navegantes, na entrada da cidade, onde os peregrinos foram aplaudidos por outras centenas de fieis. O arcebispo Dom Jaime Spengler celebrou uma missa campal, junto com o pároco da Igreja dos Navegantes, padre Carlos Feeburg, e pediu bênçãos de Nossa Senhora dos Navegantes a todos atingidos pelas enchentes e ao povo porto-alegrense, em geral. Haverá missas no Santuário durante todo o dia até as 19h quando a imagem da Santa é levada para dentro da Igreja.