Porto Alegre, segunda, 24 de fevereiro de 2025
img

Fórum da Liberdade terá painel com Marcos Troyjo sobre temas como economia do Brasil e geopolítica

Detalhes Notícia

 

Um dos brasileiros mais influentes no mundo em temas relacionados a economias emergentes, megatendências e o próximo ciclo da globalização, Marcos Troyjo é o novo nome confirmado para palestrar no Fórum da Liberdade 2025. O evento, organizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), está marcado para os dias 3 e 4 de abril, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Os ingressos podem ser adquiridos no link https://bit.ly/FORUM2025

A organização do evento já divulgou o nome da ex-vice-prefeita de Jerusalém Fleur Hassan-Nahoum como primeira palestrante. Ativista dos direitos das mulheres e das populações marginalizadas em Jerusalém, Fleur falará sobre como atingir a paz por meio da prosperidade econômica.

Com o tema “Coragem para Escolher”, o Fórum da Liberdade chega à sua 38ª edição como referência para debates importantes sob o ponto de vista dos acontecimentos recentes no país em áreas como economia, política, geopolítica e empreendedorismo, entre outros. Em 2024, o evento, considerado o maior palco de debates da América Latina, teve mais de 6 mil inscritos presenciais, entre empresários, estudantes e lideranças de diferentes segmentos, um público recorde.

Sobre Marcos Troyjo

Economista, cientista político e diplomata, Troyjo é conselheiro de empresas multinacionais e autor de livros sobre desenvolvimento econômico, relações internacionais e inovação. No Fórum da Liberdade, ele abordará temas como economia brasileira e geopolítica.

Troyjo foi o primeiro ocidental a chefiar um organismo internacional sediado na Ásia e o primeiro brasileiro a presidir um banco multilateral de desenvolvimento, o banco dos Brics. Também foi um dos principais negociadores do acordo Mercosul-União Europeia.

Troyjo é uma voz de destaque no tema das estratégias que o Brasil pode utilizar para fazer valer suas vantagens comparativas em mineração, energia, agricultura e economia verde. Em seu currículo constam passagens como Transformational Leadership Fellow da Universidade de Oxford e Distinguished Fellow do Insead, membro do Conselho do Futuro Global do Fórum Econômico Mundial, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento e secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia. Também fundou e dirigiu o BRICLab na Universidade Columbia, em Nova York, onde lecionou relações internacionais.

Sobre o IEE
O IEE é uma instituição civil sem fins lucrativos ou compromissos político-partidários, fundada em Porto Alegre em 1984 e que organiza o Fórum da Liberdade anualmente. O Instituto tem como objetivo incentivar e preparar novas lideranças, com base nos conceitos de economia de mercado e livre iniciativa.

Uma das principais atribuições do IEE é a formação de lideranças com capacidade empreendedora. Nesse sentido, estimula o debate e a troca de experiências entre os seus associados para que desempenhem suas funções na sociedade de forma ética e planejada, com persistência e motivação para conquista do sucesso em suas áreas de atuação.