Porto Alegre, domingo, 23 de fevereiro de 2025
img

Porto Alegre: Procempa realiza encontro com startups finalistas do OpenLab

Detalhes Notícia

As startups finalistas do Procempa OpenLab apresentaram nesta terça-feira, 18, as soluções aos desafios propostos pelo programa de inovação aberta da companhia. O pitch day contou com uma banca avaliadora composta por funcionários e convidados externos, que puderam esclarecer as dúvidas referentes às propostas.

A divulgação das startups classificadas para a próxima fase será no dia 25 de fevereiro. As vencedoras, ao final do programa, serão remuneradas pela Procempa para os testes de suas propostas. A próxima fase prevista no edital é a de negociação entre a companhia e as empresas para ajustes e enquadramento das propostas apresentadas.

A presidente da empresa, Letícia Batistela, destacou que o Procempa OpenLab consolida o compromisso da companhia com a transformação e a inovação. “Somos muito mais do que um parceiro ou fornecedor, estamos construindo o futuro de forma conjunta, ouvindo diferentes perspectivas e envolvendo pessoas que compartilham nossa visão. Ontem foi mais do que um pitch day, foi um dia de inovação e de mudança de cultura da Procempa”, afirmou.

Em menos de 100 dias, a Procempa formou 30 servidores como agentes de inovação, mapeou e priorizou três desafios, recebeu 43 inscrições de startups e escolheu as nove melhores soluções, ressaltou Liana Rigon, gerente de Novos Negócios. “As startups apresentaram soluções robustas, aderentes e prontas, comprovando o quanto o ecossistema de inovação está preparado para contribuir com a companhia”, disse.

Desafios – Para o desafio de Mapeamento de Conhecimento e Expertise Interna, as startups Baruk, Jsoft e VivaLabs apresentaram suas soluções para organizar e facilitar o acesso ao conhecimento técnico e administrativo dentro da Procempa.

Ao desafio da Saúde, as startups Baruk, PowerOfData e Wise Intelligence apresentaram propostas para a extração e padronização automatizada de dados analíticos contidos em exames no formato PDF, JPG e PNG, com foco na integração aos sistemas do Complexo Regulador da Saúde.

Já no desafio ConectaPoa, que busca soluções para centralizar dados urbanos de diferentes fontes, como câmeras de monitoramento e estações meteorológicas, participaram as startups No Leak.io, JSoft e PowerOfData.

Sobre o Procempa OpenLab – Primeiro programa de inovação aberta da Procempa, a iniciativa busca propostas tecnológicas de startups, universidades e parceiros estratégicos de todo o Brasil para resolver problemas locais e modernizar processos da administração pública. Para mais informações, acesse o site do Procempa OpenLab (clique aqui para acessar).