Porto Alegre, domingo, 23 de fevereiro de 2025
img

Invest RS e Instituto Caldeira assinam acordo com maior evento de inovação da Escandinávia

Detalhes Notícia
Além de amplo intercâmbio entre startups, agência fará intermediação para que empresas gaúchas acessem o mercado sueco. Acordo prevê colaboração técnica e apoio a empresas dos dois países - Foto: Alexandre Elmi/Ascom Invest RS

A Invest RS, agência de desenvolvimento do governo do Estado, assinou nesta quinta-feira (20/2), com o Instituto Caldeira, um memorando de entendimento com a Techarena, o maior evento de inovação da Escandinávia, que ocorre até amanhã em Estocolmo, na Suécia. É o primeiro documento do tipo que os suecos assinam com organizações brasileiras, aproximando as empresas e o ecossistema gaúcho do segundo país mais inovador da Europa. Esse é o primeiro resultado da missão internacional, liderada pelo governador Eduardo Leite, para o continente europeu.

Conforme o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, a assinatura inaugura uma fase especial no relacionamento do Rio Grande do Sul com a Suécia. “Estabelecer estas conexões é um objetivo central da agência. Nosso trabalho é sustentar uma articulação internacional qualificada e projetá-la ao longo do tempo, abrindo mercados e gerando negócios para as empresas gaúchas”, disse Prikladnicki.

Além do presidente da Invest RS, o documento também foi assinado pelo CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, e por Omid Ekhlasi, CEO do Techarena Group AB. “A assinatura é o início de uma relação mais próxima com um dos principais ecossistemas de inovação do mundo, permitindo não só o acesso à tecnologia como a possibilidade de trazer mais competitividade para as nossas empresas”, explicou Valério.

Além de um amplo intercâmbio entre startups proporcionado pelo acordo entre Techarena e Instituto Caldeira, o documento também prevê que a Invest RS terá um papel técnico na preparação das empresas gaúchas para acessar o mercado sueco e, no sentido contrário, ajudar as empresas escandinavas a negociarem com o Rio Grande do Sul.

A assinatura do acordo foi testemunhada pela embaixadora do Brasil na Suécia, Maria Edileusa Fontenele Reis, e por representantes da Business Sweden, a agência sueca de promoção de investimentos. Depois da assinatura, o CEO do Instituto Caldeira foi um dos participantes de um painel do Techarena programado para discutir ações que podem resultar em impacto global.

Invest RS assina acordo em Estocolmo, na Suécia
“Nosso trabalho é sustentar uma articulação internacional, abrindo mercados para as empresas gaúchas”, declarou Prikladnicki – Foto: Alexandre Elmi/Ascom Invest RS

A cerimônia de abertura da edição de 2025 do Techarena contou com a presença do primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, que ressaltou a importância da economia da inovação para o país. Kristersson resumiu a estratégia sueca em quatro pontos: a ideia de educação para todos, a aposta no desenvolvimento de tecnologias, a desregulação de mercados combinada ao livre mercado e, por fim, a ambição pelos mercados globais.

Visita à Scania para conhecer sistema global de produção

De Estocolmo, o grupo seguiu para Södertälje, onde fica a fábrica e sede global da Scania. A lógica global de produção do Grupo Traton, que engloba a tradicional marca sueca, foi apresentada pelo brasileiro Fábio Castello, que é vice-presidente sênior de Logística. A comitiva também conheceu os produtos da empresa, principalmente as suas apostas em conectividade, eletrificação e combustíveis alternativos.

Ao agradecer a recepção na sede da montadora de caminhões, Prikladnicki destacou que presença da Invest RS, Instituto Caldeira e South Summit Brazil na Suécia representa o peso que a inovação e a competitividade têm na atual agenda de desenvolvimento do Rio Grande do Sul.