Porto Alegre, segunda, 10 de março de 2025
img

Porto Alegre: Defesa Civil Municipal emite alerta preventivo para temporais no fim de semana

Detalhes Notícia
Foto: Alex Rocha/PMPA

A Defesa Civil de Porto Alegre alerta para a possibilidade de chuvas de moderada intensidade, descargas elétricas, queda pontual de granizo e rajadas de vento de até 50 km/h entre a tarde deste sábado, 8, e a madrugada de segunda-feira, 10. Neste período, está prevista a formação e o deslocamento de uma frente fria, com chance de acumulados de 40 mm. Diante desse cenário, a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) manterá equipes mobilizadas para atendimento à população e ações de resposta rápida, caso necessário.

A Defesa Civil recomenda que os moradores evitem sair durante o mau tempo e mantenham distâncias de áreas alagadas, arroios e rios . Quem reside em locais vulneráveis ​​deve buscar abrigo seguro ou utilizar as estruturas disponibilizadas pela Prefeitura. Além disso, é essencial manter distância de postes, árvores e placas de sinalização , que podem ser derrubadas pelos ventos.

Previsão do tempo: 

– Sábado, 8: Predomínio de sol com aumento de nebulosidade ao longo do dia. Há condições para pancadas de chuva isoladas entre a tarde e a noite, com acumulados de até 10 mm. As temperaturas variam entre 25°C e 38°C. Os ventos serão variáveis, com intensidade de 15 km/h;

– Domingo, 9: Dia nublado e chuvoso, com acumulados entre 20 e 30 mm. As temperaturas diminuem ao longo do dia, com 26°C pela manhã e caindo para 20°C à noite. Os ventos sopram do sul, com intensidade de 25 km/h rajadas de até 50 km/h;

– Segunda-feira, 10: A semana começa com sol entre muitas nuvens, temperaturas entre 19°C e 26°C e ventos de sudeste, com intensidade média de 15 km/h.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. O monitoramento das condições climáticas segue em andamento, e novas atualizações poderão ser divulgadas conforme necessário.