img

Porto Alegre: Primeiro fim de semana de reabertura parcial da Usina do Gasômetro atrai milhares de visitantes

Detalhes Notícia
Espaço cultural recebe exposição reunindo dez artistas da 14ª Bienal do Mercosul. Divulgação SMC / PMPA

O primeiro fim de semana de portas reabertas da Usina do Gasômetro foi de grande movimento. O espaço cultural, que estava fechado para reformas havia sete anos, reabriu parcialmente para uma exposição reunindo dez artistas da 14ª Bienal do Mercosul. Dos 12 mil metros quadrados, 2,5 mil estão sendo utilizados para a exposição. Segundo os organizadores do evento, somente no sábado, 29, duas mil pessoas passaram pela Usina. Neste domingo, 30, cerca de 2,8 mil visitantes entraram no local.

Quem esteve na Usina elogiou a revitalização realizada pela Prefeitura de Porto Alegre que preservou a arquitetura original do prédio às margens do Guaíba. Foram investidos com recursos públicos R$ 25,9 milhões na obra que refez toda parte elétrica, banheiros, climatização, acessibilidade, elevadores e piso. É o caso de Isabela Reichelt, assistente de marketing. “Eu vinha aqui antigamente com meus pais mas depois fechou e agora estou muito feliz de poder voltar e ver como o lugar está lindo”.

O designer João Pedro Andres visitou pela primeira vez a Usina do Gasômetro. “Ela resignifica a volta por cima que a nossa cidade está dando depois da enchente”. Já Mozara Rodriguez, autônoma, veio ver o espaço cultural com a mãe e as duas sobrinhas. “Muito válido o investimento que a prefeitura fez para reabrir esse lugar que é muito bonito e é para nós e os turistas”.