img

Violência contra a mulher: OAB/RS envia ofício ao Programa RS Seguro do Governo do Estado em razão dos altos índices de feminicídio no feriado de Páscoa

Detalhes Notícia
Ordem gaúcha solicitou uma reunião extraordinária do Programa RS Seguro.

Na terça-feira (22), a Ordem gaúcha, em conjunto com a Comissão da Mulher Advogada (CMA), enviou um ofício ao Governo do Estado manifestando profunda preocupação com o alarmante número de feminicídios registrados durante o feriado de Páscoa e Tiradentes (18 a 21 de abril). Ao longo do período, foram 10 casos registrados em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. A entidade solicitou uma reunião extraordinária do grupo que integra o Programa RS Seguro da Secretaria Estadual da Segurança Pública para que sejam discutidas providências urgentes e ações mais efetivas no combate à violência contra a mulher.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destaca que “o número de feminicídios ocorridos em tão curto espaço de tempo é inaceitável e exige respostas rápidas e coordenadas do Poder Público. A OAB/RS reforça seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e da dignidade das mulheres, e se coloca à disposição para colaborar na formulação e implementação de medidas que visem à erradicação da violência de gênero no Rio Grande do Sul”, enfatiza.

Segundo a presidente da CMA, Maximilia Silva de Paula, a tragédia vivida por tantas famílias gaúchas no feriado reflete uma crise estrutural que precisa ser enfrentada com seriedade. “Não podemos naturalizar esses números. Precisamos falar sobre a prevenção como base para o enfrentamento do feminicídio, focando na educação sobre igualdade de gênero, na sensibilização da sociedade para os direitos das mulheres e na criação de espaços seguros para denunciar e receber apoio”, afirma.