O Comitê da Indústria Mineral (Comin) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) reuniu lideranças e representantes de órgãos públicos para discutir os avanços e obstáculos do segmento no Rio Grande do Sul. O terceiro encontro do comitê ocorreu na terça-feira (6), na sede da FIERGS, em Porto Alegre.
“Entendemos que a mineração foi um tema que ficou em segundo plano por muito tempo no estado. São diversos paradigmas que precisaram ser analisados sob os aspectos técnico, ambiental e jurídico. Estamos enfrentando essas dificuldades e começamos a colher frutos”, comentou o coordenador do Comin e diretor da FIERGS, Eduardo Rodrigues de Freitas Machado.
Os encontros devem contribuir para a formulação do Plano Estadual de Mineração. “Acreditamos que a mineração deve ser um dos pilares da reconstrução do estado. Estamos diante de uma riqueza do patrimônio gaúcho que é pouco aproveitada”, acrescentou Machado.
Durante a reunião, os empresários e conselheiros do Comitê também puderam apresentar suas sugestões ao diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Roger Cabral, e à equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema-RS) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Entre os principais desafios citados pelos membros estão a dificuldade de comunicação do setor com a sociedade e a burocracia para a operação de novos empreendimentos.
Por outro lado, a necessidade da atividade para o desenvolvimento econômico é vista como um ponto positivo. “Estamos vivenciando o terceiro ‘boom’ da mineração. Precisamos dela para a transição energética, para o avanço das tecnologias. Por isso, é necessário explorar todo o potencial que o Rio Grande do Sul possui. Todos os dias recebemos delegações de países interessados em investir na mineração brasileira”, destacou o diretor da ANM.
Segundo dados de 2023 da própria agência, a cadeia mineral gaúcha movimentou mais de R$ 2,8 bilhões, representando 2,3% da produção industrial gaúcha. O Rio Grande do Sul ocupa a nona colocação entre os maiores produtores nacionais de bens minerais e tem operações em 224 municípios, sendo a segunda unidade federativa com maior número de minas. Os principais recursos extraídos em território gaúcho são carvão, basalto, ametistas, ágata, calcedônia e arenito.