img

FIERGS destaca importância do acordo entre EUA e China para maior previsibilidade aos negócios externos

Detalhes Notícia
Presidente Claudio Bier esteve em reunião com o cônsul-geral do Brasil na cidade, embaixador Adalnio Senna Ganem, junto com o presidente da CNI, Ricardo Alban, e presidentes de federações Foto: Divulgação FIERGS

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Claudio Bier, ressaltou nesta segunda-feira (12), em Nova York, a importância do acordo tarifário entre Estados Unidos e China. “Esperamos que o novo acordo traga mais previsibilidade para os negócios externos, sobretudo para o comércio e investimentos entre Brasil e Estados Unidos”, disse Bier, que participa da missão empresarial liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na cidade norte-americana.

A declaração ocorreu durante reunião com o cônsul-geral do Brasil na cidade, embaixador Adalnio Senna Ganem, quando Bier esteve junto com o presidente da CNI, Ricardo Alban, e presidentes de federações. Ainda no encontro, Bier defendeu a importância do Mercosul para o sul do Brasil.

Na reunião realizada no consulado, o presidente da FIERGS esteve acompanhado do gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Luciano D’Andrea, e do empresário gaúcho Aluízio Ribeiro, diretor-proprietário da Incobrasa, empresa fundada na região do meio-oeste americano, que fornece biodiesel, farelo de soja e óleo comestível.
Ainda na segunda-feira, Bier participou das atividades do Brazilian Regional Market, evento internacional promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), no Harvard Club, em Nova York. A iniciativa abre oficialmente a programação da Brazil Week 2025 e tem como objetivo apresentar oportunidades reais de investimento em mercados regionais brasileiros.

O encontro reuniu governadores, prefeitos, empresários, investidores e lideranças institucionais para debater o papel estratégico dos estados fora do eixo Rio-São Paulo no futuro da economia brasileira. Além do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também estiveram presentes os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, de Santa Catarina, Jorginho Mello.

A programação ainda inclui painéis com nomes como Fernando Cinelli (fundador e presidente da Apex), Ricardo Alban, Francisco Carvalho (presidente da Timenow) e Alexandre Magno (CEO da Wine).

A agenda do presidente Bier nos EUA continua nesta terça-feira (13), com participação no seminário sobre economia verde e liderança brasileira na transição para a economia de baixo carbono, organizado pela CNI e o jornal Financial Times. No mesmo dia, o presidente da FIERGS participa da programação da Brazilian Week, a maior vitrine internacional das potencialidades brasileiras nos Estados Unidos, junto à missão oficial gaúcha liderada pelo governador Eduardo Leite.