Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Município firma parceria por trânsito seguro em torno de escolas

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

A Prefeitura de Porto Alegre firmou, nesta sexta-feira,8, parceria entre o Município, a Fundação Thiago Gonzaga e o Internacional Road Assessment Programe (iRAP) para avaliar e qualificar a segurança viária no entorno de cinco escolas, entre elas a Escola Estadual de Ensino Fundamental Mané Garrincha, na avenida Erico Verissimo, onde foi realizado o ato. O projeto-piloto, que será desenvolvido em conjunto entre os parceiros, utiliza o aplicativo Star Rating For Schools. Pelo Município, participa a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

As atividades na Capital estão previstas para o início do ano letivo de 2020. Um grupo será treinado para usar o aplicativo e fazer a avaliação do espaço. Além da classificação do nível de segurança por número de estrelas, fornecida pelo app, estudantes, pais e educadores vão receber orientações sobre a segurança viária. Porto Alegre é a primeira cidade do país a desenvolver um projeto com a ferramenta, já testada em 30 países e com lançamento previsto para fevereiro, durante a 3ª Conferência Global Ministerial, na Suécia.

O diretor regional das Américas da iRAP, Julio Urzua, diz que esse tipo de projeto precisa de apoio político para ser realizado e que o objetivo da instituição é salvar vidas e reduzir acidentes de trânsito. “A segurança viária depende de três fatores: primeiro, o comportamento das pessoas é muito importante, e por isso estamos numa escola; segundo, o estado de conservação dos veículos; e terceiro, a infraestrutura, que não depende do cidadão, mas das autoridades”, afirma. O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, acrescenta que o projeto vai trazer transformações para a cidade. “Tudo isso, no final, vai gerar um planejamento para que a gente possa fazer novos investimentos e melhorar cada vez mais o trânsito e a educação nas ruas.”

Levantamento – Conforme dados da Coordenação e Indicadores de Engenharia de Tráfego (CIET) da EPTC, de janeiro até outubro deste ano, dos acidentes envolvendo crianças e adolescentes até 17 anos, 40% foram atropelamentos. O secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, agradeceu a oportunidade da participação de Porto Alegre no projeto e ressaltou a importância da iniciativa e da metodologia. Agradeceu também às professoras e à escola, que se engajaram para melhorar a segurança viária. “Os dados e estatísticas são importantes para que se possa ter ações pontuais para resolver o problema, e não fazer campanha com o foco errado, sem o conhecimento necessário”, afirma.

O presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Régis Gonzaga, comemora. “Hoje, vivemos um dia de glória, por estar dentro de um colégio, por saber que só a educação transforma de verdade. Sempre digo que um país avança e evolui pela educação”, enfatiza.

Clóvis Rodrigues, padrinho do projeto a convite da Fundação, é pai de Mariana, que faleceu após um atropelamento saindo da escola, no bairro Sarandi. Ele fez um desabafo aos estudantes e autoridades presentes. “A Mariana teve os sonhos interrompidos por um crime de trânsito. Espero que esse projeto se espalhe para muitas instituições de ensino.”

Estiveram presentes também o diretor-geral adjunto do DetranRS, Marcelo Soletti, representando o diretor-geral, Enio Bacci; Carla Badraco, chefe da Divisão de Educação do DetranRS; a delegada Débora Dias, diretora de Relações Institucionais da Polícia Civil, que representou a deputada estadual Franciane Bayer, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro; o diretor técnico da EPTC, Marcelo Hansen, e a diretora financeira da empresa, Milene Hartmann.