Para garantir a segurança de ciclistas e pedestres em 1,7 km da área da obra de revitalização do trecho 3 da orla do Guaíba, a ciclovia e o passeio público da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) serão transferidos temporariamente para o sentido bairro-Centro, junto à pista de rolamento entre a avenida Ipiranga e a rua Nestor Ludwig (rua A). A sinalização da ciclovia, que será bidirecional, está sendo instalada em uma das faixas da pista bairro-Centro. Com a alteração, a circulação dos veículos ficará em duas faixas no trajeto, durante o período dos serviços. A partir da rua Nestor Ludwig, a ciclovia segue o seu trajeto normal no sentido Centro-bairro da pista. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
A estimativa é que a sinalização esteja concluída até o fim da semana. A faixa que receberá a ciclovia e a calçada já está recebendo pintura, os tachões para delimitar a ciclovia/passeio e a instalação das placas de sinalização necessárias. “Todos os serviços da sinalização provisória e o cercamento da área da obra devem ser finalizados e, para a segurança de todos, somente após essas etapas haverá a mudança e a interdição ao público. A ação é necessária porque o trecho vai receber intenso tráfego de caminhões no sentido Centro-bairro, de segunda-feira a domingo, 24 horas por dia”, destaca o secretário da Smim, Marcelo Gazen.
O diretor técnico da EPTC, Marcelo Hansen, orienta ciclistas e pedestres que utilizam a orla para lazer e a prática de esportes, como a corrida, para que fiquem atentos às placas indicativas. “O novo percurso levará quem vem do Centro a atravessar para o sentido inverso quando chega na esquina com a Ipiranga, e quem vem do bairro fará a travessia quando chegar na altura do estádio Beira-Rio. Importante frisar que nos finais de semana e feriados a área reservada para lazer na avenida Edvaldo Pereira Paiva se dará no sentido bairro-Centro, inverso ao atual”, ressalta.
Confira as demais alterações no trânsito:
Veículos – Nos dias úteis, o trânsito de veículos será normal na av. Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), nos dois sentidos; Aos sábados, domingos e feriados, o bloqueio atual no sentido Centro-bairro para área de lazer será invertido entre o Viaduto Abdias do Nascimento e a av. Ipiranga para a pista sentido bairro-Centro. Ficarão proibidas as conversões e retornos dos veículos à esquerda na av. Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio). O trânsito de veículos ficará liberado no sentido Centro-bairro.
Novo semáforo – Será implantado um semáforo, com funcionamento aos sábados, domingos e feriados, para facilitar a travessia de pedestres na av. Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), sentido Centro-bairro, proximidades da Escola Imperadores do Samba.
Semáforos desativados – Com o bloqueio da área atual de ciclovia e passeio neste trecho, dois semáforos e duas faixas de pedestres ficarão desativadas durante as obras, já que, com o cercamento, eles perdem a sua funcionalidade.
Acesso local – As ruas que ligam a av. Padre Cacique à av. Edvaldo Pereira Paiva (Nestor Ludwig, Fernandão e Carlos Medina) serão exclusivas para acesso de trânsito local.
Técnicos e agentes da EPTC irão monitorar a circulação na área das obras para ajustes, se necessários. Eventuais alterações no trânsito serão sinalizadas antecipadamente com as devidas orientações, conforme o avanço das obras.
O trecho 3 da orla do Guaíba compreende 1,6 mil metros entre o arroio Dilúvio, próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol, e o Parque Gigante. O novo espaço terá ciclovia e área grande de arborização e iluminação led 24 horas.
Projeto – Assim como o projeto do trecho 1, entregue revitalizado em junho de 2018, o trecho 3 também é de autoria do arquiteto Jaime Lerner. O trecho 3 da orla do Guaíba compreende 1,6 mil metros entre o arroio Dilúvio, próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol, e o Parque Gigante. A área de intervenção é de 14,6 hectares ao longo da orla e prevê aproximadamente 200 vagas de estacionamento no canteiro central da avenida Edvaldo Pereira Paiva, mais de 550 árvores dos tipos cedro, figueira, jerivá, cerejeira e coronilha, três estruturas de bares idênticas às já em funcionamento no trecho 1, quadras para prática esportiva, vestiários e a maior pista de skate da América Latina certificada pela Confederação Brasileira de Skate e pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Os recursos para a execução da obra, com conclusão estimada em 12 meses, são provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Fundo Municipal de Iluminação Pública e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).