Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Porto Alegre: Carris realiza projeto de inclusão social através do trabalho

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

A Carris assinou, na manhã desta segunda-feira, 18, acordo de cooperação técnica com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP/RS), a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e o POA Inquieta, movimento coletivo de articulação e fomento de expressões de economia criativa, referente ao Projeto Novos Rumos. A iniciativa consiste em um acordo para a promoção do acesso de adolescentes acolhidos institucionalmente à aprendizagem profissional.

A etapa inicial do projeto foi realizada nos dias 11 e 18, com a recepção dos adolescentes na sede da empresa, realização de dinâmicas motivacionais e promoção de vivências e experiências ligadas ao ambiente laboral com visita guiada aos setores de Operação, Manutenção e à area Administrativa da Carris. Os grupos participaram ainda do workshop As profissões que fazem a Carris, com palestra ministrada pela diretora-presidente Helen Machado.

As dinâmicas aplicadas proporcionaram contato com os profissionais e conhecimento da estrutura organizacional a fim de apresentar perspectivas profissionais aos jovens, orientar sobre os valores relacionados ao trabalho, evidenciar a importância do estudo e do desenvolvimento para a carreira profissional e proporcionar momentos de aprendizagem e lazer.

A segunda etapa do Projeto Novos Rumos prevê a inserção no mercado de trabalho, através do Programa Jovem Aprendiz, com a realização de atividades práticas na Carris ligadas ao curso de auxiliar administrativo oferecido pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat).

De acordo com a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, o Projeto Novos Rumos tem como objetivo a promoção da formação técnico-profissional e a oferta, aos adolescentes, à preparação para o desligamento do serviço de acolhimento institucional, que ocorre necessariamente aos 18 anos de idade.