Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Porto Alegre: “De volta para a garagem” ganha nova sessão no Opinião. Apresentação acontece dia 27

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

 

“De volta para a garagem” é um espetáculo de teatro com música ao vivo, um retrato de um tempo que viu surgir, dos escombros da ditadura militar, uma cena musical forte e potente. O espetáculo se passa nos anos 80, em Porto Alegre. Uma peça show em homenagem aos 50 anos do rock gaúcho e a Caio Fernando Abreu. Para o diretor Bob Bahlis, “Vivemos atualmente uma espécie de revival deste período, marcado por censura a exposições de arte, livros, peças de teatro e tudo que uma certa moralidade considera inadequado.”

De Volta para a Garagem” é em homenagem ao rock gaúcho. Na peça, ocorre um encontro inusitado numa garagem, entre Flávio Basso, Frank Jorge, Charles Master, Edu K e Biba Meira, numa noite de tempestade em Porto Alegre. A peça é uma história de ficção, livremente inspirada no texto de Caio Fernando Abreu, “Pode Ser que Seja o Leiteiro Lá Fora”.

Em alguns momentos do texto, há diálogos construídos a partir de trechos retirados de conversas que o diretor fez com alguns músicos da cena rock gaúcho. Enquanto uma tempestade destrói a cidade, passam a madrugada tocando 16 canções que estão no inconsciente coletivo de todos e conversam sobre a cultura rock, beat, questões como identidade, a dificuldade de viver de música e arte, astrologia, budismo e sobre a pressão de fazer sucesso numa cidade como Porto Alegre.

Caio Fernando Abreu (1948-1996) escreveu sobre sexo, medo, homossexualidade, amor e solidão e acabou tecendo um painel histórico e social de sua época. O escritor viveu os efeitos do golpe militar de 1964: em 1968 foi perseguido por partidos e grupos anônimos direitistas e decidiu se exilar na Europa. Segundo Bob Bahlis, “Esse sentimento de medo e inadequação que acompanha o grupo de jovens na peça de Caio Fernando Abreu, está presente em “De volta para Garagem”. A mesma sensação, o mesmo medo. A mesma angústia. O tempo não passou.”

Espetáculo “De volta para a Garagem”.

 

De volta para a garagem”Local: Opinião (R. José do Patrocínio, 834 – Cidade Baixa, Porto Alegre – RS)

Data: 27 de Novembro, quarta – 21h

Elenco: Bruno Bazzo, Leonardo Barison, Nina Rouge, Samuel Reginatto e Zé Fernandes.

Músicos convidados: André Hernandes (Guitarra) e Tazz Goetems (bateria)

Texto inicial: Pode ser que seja só o leiteiro lá fora, de Caio Fernando Abreu.

Direção e texto final: Bob Bahlis.