Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
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Porto Alegre: Novo modelo de gestão amplia serviços nos pronto atendimentos

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Com o trabalho da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) iniciado terça-feira, 19, no Pronto Atendimento Bom Jesus, o local começou a contar com benefícios do novo modelo de gestão. Entre as 7h e 23h59, foram atendidos 170 pacientes na clínica e 103 na pediatria. Em comparação ao mesmo período de 2018, foram 133 atendimentos clínicos e 73 pediátricos. No Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro, o serviço completa uma semana e funciona bem. Entre os dias 12 e 19, foram atendidos 849 pacientes clínicos e 466 pediátricos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está constantemente em contato com a coordenação das unidades.

No bairro Bom Jesus, os profissionais começam a conhecer e trabalhar nos sistemas informatizados que articulam os serviços com a rede municipal, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Central de Leitos. “Estamos auxiliando nos processos de trabalho e acreditamos que, em breve, a comunidade poderá sentir os benefícios da assistência prestada pela SPDM”, avalia o coordenador de Urgências da SMS, Diego Fraga.

Em função da adequação das equipes aos fluxos de atendimento, o tempo de espera pode ser mais prolongado nesses primeiros dias, seguindo priorização conforme a gravidado dos casos. “A ideia é que as pessoas só procurem os serviços em casos de urgência”, explica Fraga. Em casos de menor gravidade, a orientação é buscar a unidade de referência ou, à noite, uma unidade de saúde de turno estendido.

Benefícios – O termo de colaboração com a SPDM para gestão dos espaços foi assinado em 22 de outubro. A organização social sem fins lucrativos é responsável pela administração e operação das duas unidades. Entre os benefícios do contrato, a farmácia atende 24 horas, com integralidade no serviço social e realização de procedimentos. A SPDM ainda é responsável pela remoção de pacientes dos pronto atendimentos para os hospitais com vaga, dando mais agilidade no encaminhamento, com ambulância disponível em cada local.

A parceria possibilita a melhoria de estrutura e assistência à população, além de otimizar os recursos públicos com agilidade na aquisição e substituição de bens, inclusive com maior custo-benefício. Desta forma, facilita a habilitação de unidades como pronto atendimentos (UPAs) junto ao Ministério da Saúde.