Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
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Porto Alegre: Achados e Perdidos da Carris é indicado melhor serviço ao cidadão

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Os Achados e Perdidos do SACC (Serviço de Atendimento ao Cliente Carris) é o melhor serviço público municipal prestado à população da cidade, de acordo com resultado da pesquisa de satisfação da Carta de Serviços da Prefeitura de Porto Alegre.

Em média, 30 objetos são encontrados por dia nos ônibus da Carris, como cartões TRI, documentos, celulares, peças de roupa, chaves e outros. Sempre que um objeto é encontrado pelas tripulações no interior dos ônibus da Carris, ele é encaminhado ao SACC, que registra e realiza procedimentos diferenciados, previstos para cada caso e tipo de material encontrado. O setor localiza-se em um bonde restaurado, modelo brill, em frente à sede da Carris.

Quando são recebidos documentos ou carteiras, a área realiza uma pesquisa ativa, buscando referências, contatos e fazendo busca pelo nome do cliente em redes sociais A medida, que vem sendo adotada desde 2018, contribui para aumentar a eficiência e a agilidade na devolução.

A Companhia passou a prestar um serviço integrado de comunicação e relacionamento com o cliente. “Não houve aplicação de recursos financeiros, e sim investimento nas pessoas, com planejamento. Ainda temos grandes desafios quanto a melhoria da qualidade dos serviços da empresa, mas temos o compromisso de evoluir e entregar o melhor”, avalia a diretora-presidente da Carris, Helen Machado.

Carta de Serviços – A Carta de Serviços é um instrumento institucional e de transparência. Descreve os serviços oferecidos pelos órgãos públicos que têm a responsabilidade de orientar sobre as formas de acessá-los. A iniciativa cumpre o que determina a lei 13.460/2017, que prevê a proteção de defesa dos direitos da população e a qualificação dos atendimentos públicos municipais. As informações são atualizadas em tempo real e é possível filtrar por secretaria e período.

Participação cidadã – A Pesquisa de Satisfação, disponibilizada desde agosto de 2018, dentro da plataforma Carta de Serviços, é contínua, com atualização simultânea podendo ser consultada aqui. Com ela, os usuários podem avaliar os serviços prestados por todas as secretarias e órgãos municipais e fazer sugestões de melhorias. Para participar da pesquisa, basta acessar o link do serviço que deseja avaliar e clicar no botão “dê sua opinião sobre o serviço”.

Cinco serviços mais bem avaliados:
SAC Carris – Achados e Perdidos – 5,0
Vagas de Trabalho – Intermediação de Mão de Obra – 4,7
Seguro Desemprego – Habilitação – 4,7
Ouvidoria-Geral do Município – 4,5
Atividades Recreativas – 4,5