Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Larp indica danos de agrotóxico 2,4-D em 100% de análises feitas até agora no RS

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

Laudos do Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (Larp), divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria da Agricultura (Seapdr), apontaram a presença do herbicida 2,4-D em 100% das primeiras 76 amostras coletadas em cultivos de tomate, ameixa, couve, videira, oliveira, noz-pecã, maçã, caqui, pastagens e cinamomo do Rio Grande do Sul. O resultado é alarmante pelo prejuízo que a agrotóxico pode causar a vários tipos de culturas que não são resistentes à sua ação.

Os materiais para análise foram recolhidos em 52 propriedades de 23 municípios. O resultado de outros 73 laudos ainda são aguardados. Diante dos números, Ministério Público Estadual e Seapdr tiveram novo encontro para ajustar uma força-tarefa de fiscalização.

Pelos laudos, houve deriva em 10 municípios dos 24 que são alvos das instruções normativas criadas neste ano pela Seapdr, com regras para aplicação e notificação do uso dos agrotóxicos hormonais. Para o promotor do Ministério Público, Alexandre Saltz, que conduz um inquérito civil sobre o 2,4-D, “os resultados são muito significativos, o que reforça a importância da força-tarefa de fiscalização.”

Leia mais no Correio do Povo