Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Demanda maior por carne atrai produtores de leite

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

A disparada recente no preço da arroba do boi gordo, que está levando a uma alta significativa da carne para o consumidor, também mexe com o mercado da pecuária de leite. Com o incremento do valor pago pelo gado para abate, de cerca de R$ 150,00 a arroba, há dois meses, para mais de R$ 200,00 nas últimas semanas, quem também está buscando vender animais são os produtores de leite.

O negócio pode ser uma alternativa de capitalização e até mesmo para renovação do rebanho. Isso porque vacas leiteiras menos produtivas poderão se tornar atrativas como fonte de carne. A tendência é mais intensa na Região Centro-Oeste, como foi destacado, nesta quinta-feira, em evento promovido pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro-RS) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), mas entre produtores gaúchos também deve ocorrer.

No Rio Grande do Sul, a venda de animais que tenham baixa produção pode ser uma opção para que alguns produtores se capitalizem ou melhorem o rebanho. Darlan Palharini, diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat), avalia que essa pode ser uma saída para propriedades que estão com dificuldade de se enquadrar às novas normativas de qualidade do leite, que entraram em vigor neste ano.

Leia mais no Jornal do Comércio