Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Prefeito expõe potencialidades da Capital a embaixadores europeus

Detalhes Notícia

O prefeito Nelson Marchezan Júnior recebeu, nesta quinta-feira, 5, uma comitiva de embaixadores de 18 países da União Europeia (UE) para apresentar as potencialidades de Porto Alegre. O encontro, no Salão Nobre do Paço Municipal, serviu como ponto de partida para ampliar a aproximação entre a capital gaúcha e os estados-membros do bloco europeu. Liderado pelo embaixador da UE, Ignacio Ybáñez, o grupo realiza uma incursão de uma semana no Rio Grande do Sul. Marchezan lembrou que a aprovação de reformas importantes, como a previdência municipal e a atualização da planta do IPTU, permitiu ao Município retomar o equilíbrio financeiro e impulsionar novos investimentos. “São reformas importantes, que resultarão em contas públicas no azul a partir do ano que vem. Isso possibilitou, neste ano, quase R$ 1 bilhão em financiamentos para promovermos mudanças que vão garantir um novo futuro aos porto-alegrenses”, afirmou.

O momento também é de efervescência para investimentos no ecossistema de empreendedorismo. O coordenador do projeto Pacto Alegre, professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, fez uma apresentação sobre as principais características geopolíticas e a capacidade da Capital para se tornar referência em inovação e atração de investimentos. “A Aliança pela Inovação reúne o pensamento conjunto de 85 entidades da sociedade civil organizada, do poder público e das universidades para alavancar o potencial ecossistema de startups da cidade”, ressalta.

Nessa quarta-feira, 4, o prefeito anunciou R$ 20 milhões para a criação do Fundo de Inovação. O recurso virá de parte da venda da folha de pagamento e servirá para acelerar startups que desenvolvem soluções para os desafios da cidade. Também foram conhecidos, nesta quinta, na presença do consultor espanhol do Pacto, Josep Piquè, os novos projetos que podem se somar aos 24 que já vêm sendo trabalhados para melhorar a qualidade de vida em Porto Alegre.

Para Ignacio Ybáñez, o Brasil é um mercado importante para as relações comerciais das empresas europeias. “No caso da capital gaúcha e do Rio Grande do Sul, temos conexões históricas com o acolhimento de comunidades de diferentes países dos estados-membros, que estão muito bem representados por aqui, criando ótimas condições para investimentos do nosso continente”, finaliza o embaixador.

Comitiva de embaixadores

marcpoa34

O prefeito Nelson Marchezan Júnior recebeu nesta quinta-feira, 5, uma comitiva de embaixadores de 18 países da União Europeia (UE). Foto: Joel Vargas/PMPA

República Federal da Alemanha – Georg Wistchel
República da Áustria – Irene Giner Reichl
Reino da Bélgica – Patrick Hermann
República do Chipre – Haralambos Kafkarides
República da Croácia – Gordana Prelcec Sermek
Reino da Dinamarca – Nicolai Prytz
República da Eslovênia – Gorazd Rencelj
Reino da Espanha – José Manuel Pascual
República da Finlândia – Jouko Johannes Leinonen
República Helênica (Grécia) – Ioannis Pediotis
República da Irlanda – Seán Hoy
Grão-Ducado do Luxemburgo – Carlo Krieger
Países Baixos (Holanda) – Roderik Wols
República da Polônia – Marta Olkowska
República Portuguesa (Portugal) – Jorge Cabral
República Tcheca – Tomas Lonicek
Romênia – Stefan Mera
Reino da Suécia – Johanna Brismar Skoog