Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Hospital Moinhos de Vento distribui mais de mil presentes a entidades assistenciais

Detalhes Notícia

Das mais de 370 cartas com pedidos de Natal recebidas pela área de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, uma despertou especial atenção. Bruno Ferreira da Silva, um paraibano de 20 anos que luta contra problemas renais e espera por um transplante, pediu a doação de um rim e a chance de retornar para casa. “Tive de parar um pouco a minha vida, sair da minha terra, deixar a minha família. A saudade é grande. Só quem passa por isso sabe o que é”, explicou o jovem.

WhatsApp Image 2019-12-22 at 17.31.06 (2)Bruno mora há um ano e meio na Casa de Passagem São Lucas, uma das três entidades assistenciais beneficiadas pela ação do hospital. O local acolhe pacientes de várias regiões do Brasil que vem à Porto Alegre fazer tratamento especializado e não têm como pagar a hospedagem. Mesmo sem poder atender ao pedido da carta, a equipe do Moinhos fez questão de ir até o jovem levar muito afeto e uma camisa de presente de Natal. “É tão bom ganhar carinho quando se está tão longe de casa”, comemorou a mãe Andreia Ferreira da Silva, sem perder a esperança de que o rim venha até 2020.

Ao todo, o projeto distribuiu cerca de 1.200 presentes a pacientes em tratamento, crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. O superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Luciano Hammes, destacou a importância de cada brasileiro fazer a sua parte para promover a justiça social. “Essa ação nos fez perceber que, além de contribuir com quem mais precisa, incentivamos o senso de comunidade nos nossos colaboradores. Eles se engajaram, doaram, participaram das entregas e se sentiram responsáveis por possibilitar um Natal mais feliz para inúmeras famílias”, afirmou.

O superintendente acompanhou a entrega das doações a 120 crianças e adolescentes atendidos no Centro Social Marista Irmão Bortolini. Cada uma delas escreveu cartinhas com três pedidos. Na manhã desta sexta-feira (20), o Papai Noel e a equipe de voluntários do Hospital Moinhos de Vento distribuíram brinquedos, roupas, material escolar e cestas básicas.

Expectativas superadas
O coordenador-geral do Centro Social Marista, Irmão Miguel Orlandi, fez um agradecimento especial aos parceiros da instituição. “A direção do Moinhos de Vento nos procurou há anos não apenas para fazer assistencialismo. Enxergaram e entenderam os problemas da comunidade e estão junto conosco na construção de uma sociedade mais igualitária, com justiça e dignidade para todos”, ressaltou. No local, que fica na Vila dos Papeleiros, crianças e adolescentes dos seis aos 14 anos participam de oficinas culturais, didático-pedagógicas e atividades lúdicas. Para os mais novos, a entidade mantém a Escola Infantil Marista Menino Jesus.

Sobrou solidariedade e faltaram cartinhas
A ação de Natal iria, inicialmente, beneficiar duas entidades: a Casa de Passagem São Lucas e o Centro Social Marista Irmão Bortolini. Os atendidos nessas instituições escreveram cartas com o que queriam ganhar de Natal. Mas, segundo o gerente de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Luis Eduardo Mariath, os planos mudaram porque a adesão dos colaboradores superou as expectativas. “Faltaram cartas. Tivemos de ampliar a iniciativa e escolher mais uma instituição, que foi a Creche Eugênia Conte, na Vila Santa Rosa. Ficamos emocionados porque isso reflete os valores e o senso de comunidade do Hospital Moinhos de Vento”, disse Mariath.