Porto Alegre, sábado, 07 de setembro de 2024
img

Senai realiza mais de 10 mil atendimentos em Serviços de Tecnologia e Inovação em 2019. Na educação profissional, foram 80 mil matrículas realizadas

Detalhes Notícia

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial realizou em 2019 10.350 atendimentos em Serviços de Tecnologia e Inovação, sendo 224.954 horas técnicas em Tecnologia e Inovação. Os números integram a estimativa do balanço do ano da instituição. Com foco no mercado, o Senai busca atender as novas demandas da indústria. “Apoiamos as empresas para que se tornem cada vez mais competitivas. Neste sentido, mudamos o portfólio de serviços, incorporando novas tecnologias e antecipando tendências”, lembra o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein. “Este ano atendemos mais de 3,5 mil indústrias; incluindo a capacitação profissional e as consultorias técnicas e tecnológicas”, ressalta. Em 2019 foram 52 projetos em PD&I contratados e desenvolvidos ou em desenvolvimento entre as unidades do Senai (entre editais e Embrapii) e 46 atendimentos no programa de eficiência energética. Com a intenção de desmistificar a indústria 4.0 e aproximar as empresas das novas tecnologias foram realizados três road shows Liderando 4.0 (Canoas, Lajeado e Caxias do Sul) e dois Embrapii (Santa Rosa e Panambi). A Mercopar, realizada nos primeiros dois dias de outubro, teve presença da instituição em dois espaços: no estande do Senai, que expôs as tecnologias educacionais da instituição, e no Salão da Inovação, com a exposição de tecnologias digitais disponíveis . Também durante a Mercopar, o Senai-RS, juntamente com Sesi-RS, IEL, Sebrae e com apoio do Governo do Estado, lançou o Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria, que gerou 73 intenções inscritas e 22 ideias aprovadas. O Senai também faz parte da Rede RS Indústria 4.0, lançada este ano, que busca integrar esforços e recursos para alavancar a competitividade da indústria no RS.

Carlos-Artur-trein-900x615

Diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein. Foto: Fiergs

Na educação, foram realizadas 80 mil matrículas, sendo 4,3 mil em EAD. Oito novos cursos lançados, incluindo técnicos (Técnico em Internet das Coisas, Cibersistemas para Automação, Meio Ambiente e Telecomunicações) e pós-técnicos (Gestão em Manutenção, Manutenção de Sistemas Automatizados Integrados, Sistemas Eletroeletrônicos e Manutenção de Sistemas Mecatrônicos). Também houve atualização de 268 cursos que contam com tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. A Metodologia Senai de Educação contou com a produção de 150 video aulas para apoiar os docentes e 180 vídeos para o canal Senai do You Tube. Foram implantados nove Senai Lab para colaboração e compartilhamento do conhecimento e do apoio de ferramentas. Outro destaque, foi o lançamento dos laboratórios remotos, utilizados, inicialmente, no curso técnico de Eletroeletrônica (semipresencial). O Senai ainda apresentou duas novas unidade móveis, de Mecânico de Motocicletas e de Eletrônica e Automação, que, juntamente com as outras 17 UMOs, possibilitaram alcançar 1,9 mil matrículas em 32 cidades.
O Mundo Senai teve quase 10 mil visitantes nas 18 unidades operacionais que participaram do evento apresentando as tecnologias e possibilidades profissionais da instituição. Durante o evento, realizado nos dias 21 e 22 de novembro, foi realizado o Inova Senai, com apresentação de 13 projetos. O programa tem como objetivo desafiar alunos a solucionarem questões reais do dia a dia das indústrias. Os trabalhos foram desenvolvidos a partir da demanda de indústrias parceiras e teve a participação estudantes de duas ou mais áreas. A intenção, além de promover a aproximação entre os estudantes e o setor industrial, é desenvolver nos alunos de cursos técnicos a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e pensar de forma empreendedora. A metodologia usada rendeu ao Senai gaúcho o 1º lugar na categoria Ensino Profissional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O vencedor foi o Sistema Automatizado de Corte de Correntes para Joias e Bijuterias, do Senai Guaporé, desafio da empresa MW do Brasil. A segunda colocação ficou com o Sistema de Transferência de Produto da Linha de Processamento de Aves para Embalagem Secundária (BRF), do Senai Lajeado, e o terceiro, com Fixador de Cabedal (Picadilly), também da unidade de Lajeado.
Na WorldSkills Kazan, o Senai ficou em terceiro lugar no ranking geral de pontos. A comitiva gaúcha obteve uma medalha de bronze em Instalações Elétricas Prediais com o aluno Carlos Brys, do Senai de Sapucaia do Sul. Duas ocupações também conquistaram o diploma de excelência: Tecnologia de Mídia Impressa (Andressa Batista de Souza, Senai Artes Gráficas) e Robótica Móvel (Cristiano Nunes e Emerson Lemes – Senai Santa Cruz do Sul). Em novembro, a instituição foi premiada com o Troféu de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa.
Para 2020, a meta do Senai-RS é alcançar 106 mil matrículas, com ênfase no EAD (40,4 mil). Com relação à tecnologia e inovação, a intenção é alcançar mais de 8 mil indústrias e 227,5 mil horas técnicas em Serviços de Tecnologia e Inovação.