Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Bolsonaro adota método de fritura para promover troca-troca no governo

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

O governo do presidente Jair Bolsonaro cunhou uma marca na hora das demissões: a fritura. O método consiste em exposição pública do funcionário, com um tsunami de críticas e dificuldade do alvo em acesso ao presidente.

Ao longo do ano, foram repetidos os casos em que ministros e autoridades que entraram na mira das reclamações públicas do presidente deixaram o governo. O caso que abriu a porta para os demais foi o da demissão de Gustavo Bebianno da Secretaria-Geral da Presidência.

No segundo mês de governo, quando estourou o escândalo das candidaturas laranjas no PSL, o filho do presidente, vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), acusou publicamente Bebianno de ter mentido sobre ter conversado com o pai. O próprio presidente veio a público dizer que não tinha conversado com Bebianno, e instaurou-se uma crise.

Neste cenário, Bolsonaro fez o que se tornou um clássico ao exonerar um ex-aliado: o ameaçou em público de demissão. Em entrevista à Record, Bolsonaro disse que o ministro poderia voltar “às origens”.

O presidente, logo, foi repreendido pela atitude, o que também se repetiu nos demais casos. Na época, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), então aliada do presidente, afirmou que Bolsonaro não poderia “fazer puxadinho da Presidência da República dentro de casa para expor um membro do alto escalão do governo”.

Leia mais em The Huffington Post Brasil