Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Feiras ecológicas da Redenção deixam de utilizar sacolas plásticas

Detalhes Notícia

A Feira dos Agricultores Ecologistas e a Feira Ecológica do Bom Fim, na avenida José Bonifácio, em Porto Alegre, deixaram em definitivo de utilizar as sacolas plásticas a partir deste sábado (4). As duas feiras utilizavam em cada edição o equivalente a 36.500 sacolas plásticas. De acordo com os cálculos das assessorias das feiras, a ação deverá eliminar em um ano ao redor de dois milhões de sacolas plásticas.

O processo de conscientização começou de modo gradativo em fevereiro do ano passado, quando o produto deixou de ser fornecido nas feiras nos últimos sábados de cada mês. A iniciativa não surpreendeu as cerca de 15 mil pessoas que visitaram o local neste sábado, uma vez que grande parte dos frequentadores já adota práticas ecológicas.

As 138 bancas das feiras ecológicas assumiram um compromisso de adotar medidas para redução de lixo e uma delas é a retirada gradativa do plástico, que começou pelas sacolas e deverá se ampliar para as embalagens e os copos. Outra ação é dar uma destinação correta para o lixo não orgânico. Os produtores argumentam que as mercadorias vendidas ao consumidor final apresentam um respeito ecológico e faltava dar a devida atenção ao processo de descarte dos resíduos gerados na comercialização.

Leia mais no Jornal do Comércio