Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Novos conselheiros tutelares de Porto Alegre são diplomados

Detalhes Notícia
Presidente Reginaldo Pujol prestigia Cerimônia de Diplomação dos Candidatos Eleitos nas eleições dos Conselhos Tutelares de 2019 de Porto alegre para a Gestão 2020-2023.

A diplomação dos novos conselheiros tutelares de Porto Alegre reuniu mais de 350 pessoas no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na manhã desta quinta-feira, dia 9. Ao todo, 150 conselheiros tutelares tomaram posse para o mandato de quatro anos, sendo 50 titulares e 100 suplentes.

Cada uma das dez microrregiões da cidade irá contar com cinco conselheiros titulares e dez suplentes. O Conselho Tutelar é o órgão permanente e autônomo encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

A função foi destacada durante a fala do adjunto da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Filipe Tisbierek. “Parabenizando a todos que estão aqui, as famílias e os conselheiros que estão chegando e que estão saindo, lembro que essa é uma das funções mais nobres que temos hoje. O ofício de proteção dessa nova geração é mais do que o de um conselheiro tutelar, são salvadores de vidas”, afirma.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Roberta Motta, falou, na abertura do evento, da importância de garantir os direitos das crianças. “Temos um importante início de jornada aqui, e colocamos o CMDCA a disposição para articularmos juntos políticas de apoio a nossas crianças e adolescentes”, diz.

O Conselho Tutelar, desde 2018, é administrativamente vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE). O secretário da pasta, Moisés Fraga Gonçalves, agradeceu os conselheiros que deixam os cargos a partir de agora e destacou a importância do trabalho realizado pelo Conselho Tutelar. “Os senhores são os guardiões dos diretos das nossas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que é o escopo de trabalho da secretaria. Acima de cor, credo e ideologia política temos obrigação de pensar e proteger o futuro dessa geração”, afirma.

Capacitação – No dia 13 de janeiro, no auditório do Departamento Municipal de Habitação, a SMDSE irá promover uma capacitação para os novos conselheiros conhecerem os trâmites administrativos de cada microrregião e procedimentos de efetividade das funções.

Também estiveram presentes na mesa que presidiu os trabalhos da diplomação o presidente da Câmara de Vereadores, Reginaldo Pujol, o vice-prefeito, Gustavo Paim, a representante do Ministério Público, promotora Inglacir Delavedova, o presidente da Associação dos Conselhos Tutelares do Rio Grande do Sul, Jefferson Leon, e o representante da coordenadoria dos conselhos tutelares de Porto Alegre, Gabriel Faé.

Clique aqui e confira os nomes dos novos conselheiros titulares e suplentes das dez microrregiões da cidade.