Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Projeto de Turismo Caminho Animal

Detalhes Notícia

A relação de afeto entre humanos e animais é algo que se perpetua ao longo dos séculos, mesmo com a grande aceitação dos animais de estimação e do crescimento do número de pets nos lares, o abandono ainda é uma realidade muito presente na nossa sociedade. Existe uma cultura ao “descartável” e os animais domésticos, especialmente, cães e gatos, sofrem muito com isto.

Ainda que leis de Proteção Animal e políticas públicas, conscientizem a população ao dever com os animais, faltam serviços públicos para tamanha demanda.

Nesse cenário surge o trabalho do Protetor de Animais Independente. A proteção animal tem se tornado importante para a vida em sociedade, pois vai além do resgate do animal abandonado. A atuação dos protetores envolve, o resgate propriamente dito, a reabilitação, a castração, o protocolo de vacinação, a socialização e o encaminhamento de animais resgatados para adoção, além de educar e conscientizar para a guarda responsável.

O que se vê a partir desta situação, são Protetores de Animais desesperados, endividados em clínicas veterinárias e apelando diariamente por ração e ajuda. Neste quadro desesperador, a luta diária em prol do bem-estar dos animais, desgasta física e mentalmente, quem ativamente se dedica a salvar animais.

Um decreto da SEDA (Secretaria Especial dos Direitos dos Animais) proporciona espaço público para realização de brechós solidários, mas essa oportunidade é estendida para apenas 30 protetores expositores, em sorteio que define as vagas anualmente. Sendo que protetores que mantem albergagem para resgatados, tem dificuldades de se deslocarem, ou deixar seus abrigos, por conta de tarefas e necessidades pessoais.

Visando buscar soluções e recursos independentes surge a proposta do Projeto CAMINHO ANIMAL, inspirado no projeto premiado, Caminhos Rurais.

A ideia é aproveitar as atividades da Proteção Animal para educar e promover o bem-estar animal, formando opiniões, agregando estas atividades ao Turismo e à agenda educativa da cidade, objetivando:

• Influenciar uma nova geração à compaixão e bem-estar animal.
• Inspirar as pessoas a melhorar a sua relação com os animais.
• Orientar as pessoas a entender a importância dos animais na nossa vida.
• Conscientizar sobre a empatia, a saúde o bem-estar e a guarda responsável dos Pets.
• Movimentar às pessoas a ajudar em Projetos de Proteção Animal independente.

O CAMINHO ANIMAL, é uma experiência de educação social, autossustentável, que promove, compaixão para com os animais e não obstante, guarda responsável. Empreendendo no seguimento do Turismo Animal o protetor independente alcança um novo modelo de recursos para as necessidades em prol da manutenção do seu projeto de proteção e proporciona aprendizado às crianças, e adolescentes.
O turismo pela rota de Proteção Animal, contribui para a manutenção e sustentabilidade de projetos de proteção animal, além de contribuir num panorama de valor socioeducativo.
Através de treinamento desenvolvido em uma oficina de capacitação, o protetor será habilitado para desenvolver e proporcionar experiências de atividades pedagógicas, com objetivo de educar e orientar a guarda responsável, ao bem-estar e a um bom e saudável convívio com os animais.
A visita será criada e realizada com a experiencia do protetor capacitado na oficina de turismo animal, a estrutura de seu projeto de proteção e a parceria do professor de acordo com a necessidade da escola ou turma.
O protetor habilitado na oficina de capacitação ao turismo animal, passa a receber visitas em sua propriedade, apresentando suas atividades rotineiras, palestrando e educando para o fim do abandono, maus tratos e sofrimento dos animais.

O ATRATIVO DO CAMINHO ANIMAL
Visa uma cidade, onde o bem-estar animal importe a todos, a crueldade e o abandono aos animais tenham fim. Para tanto, apresentaremos de forma educativa, o trabalho do Protetor de Animal:

• Suas atividades rotineiras
• Como funciona um abrigo
• Histórias de resgates e superação
• Adoção
• Serviços voluntários
• Como ajudar

A OFICINA DE CAPACITAÇÃO AO TURISMO ANIMAL
Esta oficina tem como objetivo, auxiliar e preparar o Protetor empreendedor do Turismo Animal. O protetor será capacitado quanto a:

• Requisitos normativos, regras e legislação
• Planejamento e marketing pessoal
• Conhecer sua capacidade e competência
• Gerar tráfego
• Confecção de conteúdo didático de relevância
• Padrão de comunicação
• Técnica de segurança
• Plano de manutenção preventiva de acidentes
• Elaborar práticas de recepção de visitantes

QUEM PODE PARTICIPAR DA ROTA ANIMAL PORTO-ALEGRENSE

O Protetor independente residente e domiciliado em Porto Alegre, com registro de canil na SEDA.

ONG (Organização Não Governamental) ou OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com sede na capital, com CNPJ ativo, alvará de funcionamento e responsável técnico conforme regulamentação do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária).

Fonte: https://www.facebook.com/raquel.majuna