Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Dia da Visibilidade Trans é celebrado na quarta-feira

Detalhes Notícia
Porto Alegre, RS 29/01/2019: Nesta terça-feira (29), é o Dia da Visibilidade Trans. Em uma ação especial no Sine Porto Alegre, seis empresas vão disponibilizar 70 postos de trabalho para diversos cargos. Estas vagas têm com foco na inserção do público transexual. Quatro destas empresas estarão presentes para fazer as entrevistas de seleção no período da manhã. As outras cartas de encaminhamento podem ser retiradas até as 16h. Os interessados devem comparecer com Carteira de Trabalho e comprovante de residência na unidade da av. Sepúlveda com Mauá, no Centro Histórico. As vagas possuem limite de encaminhamentos. Foto: Ricardo Giusti/PMPA

O Dia Nacional da Visibilidade Trans é celebrado em 29 de janeiro. Com base na importância da data, a Unidade da Diversidade Sexual e de Gênero, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) promove um evento que busca lembrar da luta contra a discriminação e o preconceito, assim como objetiva a inserção da “população T” no mercado de trabalho. As atividades serão entre 8h e 20h, na avenida Sepúlveda, s/n, Centro Histórico, em frente ao Sine Municipal.

A programação do dia conta com serviços de encaminhamento para vagas de emprego para população trans, palestras e encaminhamento da 2° via de certidão e retificação de nome, por meio de parceria com o Sindicato dos Registradores do Rio Grande do Sul (SindiRegis). O destaque é o lançamento da cobertura no estado do aplicativo Tialu, que realiza um trabalho de enfrentamento e prevenção à violência contra a comunidade LGBTQI+. Haverá ainda atrações culturais como shows e palestras com convidados.

O evento é uma realização da Unidade de Direitos de Diversidade Sexual e de Gênero da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes (SMDSE) em parceria com o Sindicado dos Registradores do Rio Grande do Sul (Sindiregis) e a Rede Gay Brasil.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289-2068.

Programação:

8h – 17: Atendimentos do Sine e SindiRegis
11h – Palestras com Marcus Augustus Castropil, Fábio Jesus e Dhell Félix
14h – Palestra com Glória Crystal
16h às 20h – Shows e lançamento do aplicativo Tialu

Dia Nacional da Visibilidade Trans. – A data foi criada em 2004 pelo Ministério da Saúde após a divulgação da campanha “Travesti e Respeito”, em reconhecimento à dignidade desta população. O objetivo é fazer alusão à luta das pessoas transexuais e travestis, bem como celebrar os direitos já conquistados pela comunidade LGBTQI+.