Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Jamais pediria ajuda a Trump, diz Bolsonaro sobre brasileiros deportados

Detalhes Notícia
(Nova Delhi - Índia, 25/01/2020) Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante Cerimônia Oficial de Chegada. Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo (26/01), em visita de Estado à Índia, que “jamais” pediria ao líder americano, Donald Trump, para que brasileiros deportados por terem entrado ilegalmente nos Estados Unidos recebessem tratamento diferenciado.

Cerca de 50 brasileiros foram enviados de volta ao país em um voo fretado do governo americano a partir da cidade de El Paso, no Texas, e chegaram a Belo Horizonte na madrugada de sábado. Pessoas a bordo do avião relataram à imprensa brasileira que alguns passageiros tiveram de viajar com algemas nos pés e nas mãos.

Questionado sobre o tratamento dado aos deportados por parte das autoridades americanas, Bolsonaro afirmou: “Pergunta pro Trump.”

Ele ainda foi negativo ao responder a uma pergunta sobre se poderia aproveitar seu relacionamento com o presidente americano para evitar que brasileiros fossem deportados algemados: “Como é a lei americana? Qual o tratamento que a lei americana dá para quem está lá ilegalmente? Não é esse? Nós temos de respeitar a lei americana.”

Assim, declarou que não intercederia junto a Trump em favor dos brasileiros ilegais. “Qual país está dando certo? Brasil ou Estados Unidos? Eu jamais pediria. Você acha que eu vou pedir para ele descumprir a lei dele? Tenha a santa paciência. A lei americana diz isso. É só você não ir para os Estados Unidos de forma ilegal”, afirmou.

Leia mais em Deutsche Welle