Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Puro Asthral completa dois anos de Terça de Samba na Escadaria da Borges

Detalhes Notícia

As terças na Escadaria da Borges…

O que foi uma iniciativa simples nascida em 2012, hoje é uma atividade coletiva, criativa, envolvente e na qual o público é o protagonista principal. Nasce no Viaduto Otávio Rocha,atualmente conhecido como Escadaria da Borges. Há dois anos, a animação do Terça de Samba fica por conta do grupo de samba de raiz Puro Asthral. As rodas de samba iniciam às 18h30min e terminam pontualmente às 21h30min.

O evento registra, em sua história, a participação de muitas pessoas, entre elas Ernani Marchioretto, Náthaly Weber, Guilherme Moojen, Diego Silva e, em especial, o músico e produtor cultural Luciano Riquez, autor deste projeto. No balanço que faz, Riquez destaca que “o sucesso é devido ao comprometimento dos excelentes músicos que estão a serviço da comunidade como um bem cultural, público e gratuito”.

Animação é com o Grupo Puro Asthral

Puro Asthral completará dez anos de atuação em 12 de junho próximo. Reúne em sua formação Juliano Barcellos, vocalista e tantan; Alemão Charles do Cavaco,voz e cavaco; Adriano Souza, voz e pandeiro; Marcelo Rossi, violão; e Leo Da Villa, voz e rebolo. A história do Grupo é demarcada por ocupação em espaços públicos da Cidade para além da Escadaria da Borges. O ”Pré-Reveillon do Puro Asthral” é outra atividade marcante que ocorre há sete anos sempre no último domingo do mês de dezembro, na Travessa dos Venezianos com a Rua Joaquim Nabuco, Cidade Baixa.

Em seu currículo, o Grupo registra apresentações na Travessa dos Cataventos e “Casa Expandida”, ambas da Casa de Cultura Mario Quintana. E tem ainda shows – Referências e Tributo ao Samba – que ocuparam o Teatro Bruno Kieffer/CCMQ e a Sala Multipalco Eva Sopher/Theatro São Pedro.

Puro Asthral já fez animações dos blocos carnavalescos Panela do Samba, Centro Antigo, Areal do Futuro, Rua João Alfredo e Orla do Guaíba. Bem como já levou o samba à charmosa Rua Padre Chagas, no tradicional bairro Moinhos de Vento e cidades da Região Metropolitana.

Campanha de Arrecadação: Abrace os Animais de Rua

Durante o evento dos dois anos das rodas de samba do Grupo Puro Asthral na Escadaria da Borges ocorrerá a campanha de doação de ração para animais de rua denominada “Abrace os Animais de Rua”. Cada pessoa que levar um quilo de ração para os cães de rua, receberá um brinde especial da página De Olho em Porto Alegre.

A ração arrecadada será doada ao Sítio da Eneida, tradicional entidade localizada em Águas Claras, Viamão, que possui atualmente mais de 200 animais de diversas cidades da Região Metropolitana. O Sítio da Eneida sobrevive de doações e, principalmente, da arrecadação de tampinhas de garrafas pet.

Também será distribuída ração para os cães que vivem nos pontos centrais de Porto Alegre acompanhando moradores em situação de rua. Hoje esta é uma realidade, pois grande parte das pessoas que se encontram em vulnerabilidade social, vive acompanhada por um animal de estimação, também sem nenhum tipo de assistência.

Segundo as próprias ongs, as ações para arrecadação de ração, ainda são muito tímidas, por isso é preciso chamar a atenção para este problema. Agregar o samba com uma ação social é desenvolver o hábito da solidariedade com os animais.

SERVIÇO:
Pauta: No dia 28 de janeiro, Puro Asthral completa
dois anos de Terça de Samba na Escadaria da Borges

Data: Dia 28 de janeiro de 2020, terça-feira

Horário: Das 18h30min às 21h30min

Local: Escadaria da Borges – Viaduto Otávio Rocha – Centro Histórico

Evento Gratuito/Colaboração no Chapéu