Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Projeto promove tour pelas vinícolas gaúchas a bordo de motorhome. Gisa Guerra lançou o Vinhos Por Aí a partir de uma paixão familiar; por Mauro Belo Schneider/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia

 

 

A paixão pela estrada é herança de família na vida da jornalista Gisa Guerra, 36 anos. Seus pais eram caminhoneiros, o que despertou um olhar afetuoso para a rotina sobre rodas. “Eu e meus irmãos fomos criados achando viajar o máximo”, diz ela. Agora, decidiu transformar esse sentimento em negócio: ao lado do pai, criou o projeto Vinhos Por Aí.

lp_240120___motorhome__26_-8958865

Pai e filha, José e Gisa, guiam o público pelo mundo dos vinhos. Foto: LUIZA PRADO/JC

Em um motorhome comprado por seu José Aldir Guerra, 73, em 2013, a partir de um investimento que hoje equivaleria a cerca de R$ 460 mil, a dupla leva turistas para a região gaúcha dos vinhos de uma forma totalmente diferente da convencional. Em vez de uma van, em que os passageiros têm de ir olhando para frente, a dupla oferece a experiência de passear pela Serra como se as pessoas estivessem na sala de casa. Além disso, quer evitar que alguém seja o motorista da rodada, o que possibilita que todos degustem as bebidas.

No caminho, é servido café da manhã e os cinco turistas que o veículo comporta são transportados para Garibaldi e Bento Gonçalves (cidades que concentram a maior parte das vinícolas) sentados em uma mesa, num clima propício para bater papo e tirar dúvidas sobre os rótulos com Gisa – que, desde 2017, também é sommelier. O motorhome é equipado, ainda, com cama de casal, um banheiro e um chuveiro.

Clique aqui e leia a íntegra da reportagem no Jornal do Comércio.