Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

BRASIL APOIA PLANO DE TRUMP PARA O ORIENTE MÉDIO

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

O governo brasileiro declarou nesta quarta-feira (29/01) seu apoio ao controverso plano de paz para o Oriente Médio apresentado nesta semana pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Apesar de a inciativa americana ter sido rechaçada pelos palestinos, que foram excluídos do processo de elaboração do plano de paz, o governo brasileiro considerou a que a estratégia americana “visa à convivência pacífica e viável, tanto do ponto de vista de segurança quanto territorial e econômico” e “constitui um documento realista e ao mesmo tempo ambicioso”.

A estratégia prevê a solução de dois Estados, com a Palestina sendo reconhecida pelos EUA como um país soberano. Em contrapartida, os israelenses sairiam favorecidos em todos os pontos de atrito entre os dois lados. O plano prevê Jerusalém como “capital indivisível” de Israel e o reconhecimento de assentamentos israelenses na Cisjordânia.

Além disso, está prevista a recusa do direito de retorno de palestinos refugiados a regiões perdidas para Israel, entre outros pontos.

Caso aceitem essas condições, os palestinos receberiam 50 bilhões de dólares em investimentos nos próximos dez anos, além da conexão de seus territórios por túneis com trens de alta velocidade. A soberania do Estado palestino, porém, seria limitada a territórios desmilitarizados sob controle israelense.

Leia mais em Deutsche Welle