A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) tem boas notícias para cantores que buscam aperfeiçoar as habilidades vocais. O Coro Sinfônico da OSPA, um dos principais grupos corais do Estado, procura novos timbres. Até 21 de fevereiro candidatos podem se inscrever pelo formulário. As audições são realizadas no final do mesmo mês em horário a ser combinado por e-mail. O postulante deve ter experiência em canto coral, conhecimento teórico-musical básico e tempo disponível para ensaios e apresentações. É obrigatória a leitura prévia dos pré-requisitos no formulário.
Os ensaios iniciam em 03 de março. Vozes agudas ensaiam nas quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 22h, e vozes graves nas terças e sextas-feiras, no mesmo horário. A seleção é exclusivamente para compor o coro adulto (idade mínima 16 anos), que tem participação voluntária.
O Coro Sinfônico da OSPA é formado por aproximadamente 80 cantores voluntários, que se dedicam a interpretar grandes obras do repertório coral-sinfônico. Além de participações marcantes na programação da OSPA, inclusive em montagens operísticas encenadas, o grupo também realiza concertos à capela, em diferentes cidades do estado, e com outras orquestras ou grupos instrumentais. Em seu repertório estão obras de Beethoven, Mahler, Gounod, Brahms, Bach, Händel, Haydn, Vivaldi, Verdi, Puccini, Bizet, Orff, Rachmaninoff, Stravinsky, Rimsky-Korsakov, Tchaikovsky, Mussorgsky, Borodin, entre outros.
Após o preenchimento do formulário e análise dos pré-requisitos, os candidatos selecionados serão contatados por e-mail para agendar o teste. As audições acontecem na Sala do Coro Sinfônico, localizada na Casa da OSPA (CAFF – Centro Administrativo Fernando, Av. Borges de Medeiros, 1501).
No repertório da Temporada Artística de 2020, o grupo terá no repertório obras como “Fantasia Coral” e “Nona Sinfonia”, de Ludwig van Beethoven, “Requiem”, de Giuseppe Verdi, a ópera “Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart e a “Segunda Sinfonia”, de Gustav Mahler.
Na Temporada Artística de 2019, o Coro Sinfônico da OSPA se destacou na interpretação da “Sinfonia nº 9”, de Ludwig van Beethoven, da “Cantata Alexander Nevsky”, de Serguei Prokofiev, além da participação no espetáculo ‘‘Pink Floyd Sinfônico’’ e na ópera ‘‘Orfeu e Eurídice’’. A programação completa, com detalhes sobre repertórios e solistas, pode ser encontrada no site www.ospa.org.br;
Seleção de novos cantores para o Coro Sinfônico da OSPA
Inscrições: http://bit.ly/ospa_inscoro2020_1
Quando: Até 21 de fevereiro de 2020
Pré-requisitos: idade mínima de 16 anos, boa voz, afinação e ritmo, experiência em canto coral, conhecimento teórico musical, tempo disponível para estudo, ensaios e concertos.