Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
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Asfaltada, estrada da soja derruba valor do frete; do Jornal do Comércio

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Segundo estimativas da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho) de Mato Grosso, o preço do frete já caiu até R$ 4,00 por saca de soja com a nova estrada

Segundo estimativas da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho) de Mato Grosso, o preço do frete já caiu até R$ 4,00 por saca de soja com a nova estrada. Foto: Expodireto Cotrijal

 

Anunciada, na semana passada, pelo presidente Jair Bolsonaro, a conclusão do asfaltamento da BR-163 – a chamada “Estrada da Soja” – já teve impacto no preço do frete para transporte de grãos de Mato Grosso. O motivo é que a obra de pavimentação até o porto de Miritituba (PA), no rio Tapajós, foi finalizada há dois meses e meio, mais exatamente em 27 de novembro do ano passado. A obra começou a ser tocada em 1974, parte do cardápio de grandes projetos de infraestrutura do regime militar. A BR-163, com 3,5 mil quilômetros, é uma das principais vias a cortar o País de forma longitudinal. Tem uma ponta em Tenente Portela (RS) e outra em Santarém (PA).
 
Por atravessar a principal região produtora de soja do País, em Mato Grosso, tornou-se estratégica para o escoamento da safra voltada à exportação. Com ajuda do Exército, o governo Bolsonaro asfaltou os últimos 51 quilômetros que faltavam para chegar ao porto de Miritituba. Na época das chuvas, caminhões podiam ficar dias atolados no pequeno trecho de terra. A atual colheita, que começou no final do ano, é a primeira a ocorrer com o asfaltamento completo. Segundo estimativas da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), o preço do frete já caiu até R$ 4,00 por saca de soja com a nova estrada. Com cotação média de R$ 70,00 a saca em Sorriso (MT), principal polo produtor do País, a redução equivale a cerca de 5,7%.