Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

PORTO ALEGRE: PREFEITURA TENTA REVERTER SUSPENSÃO DE REPASSES DA CAIXA PARA SEVERO DULLIUS

Detalhes Notícia

Uma das obras de mobilidade herdadas da Copa do Mundo de 2014 com grande impacto em Porto Alegre encaram uma nova pedra no caminho. A Caixa Econômica Federal, repassadora dos recursos contratados por meio de financiamentos para o prolongamento da avenida Severo Dullius, na zona norte, comunicou à prefeitura a suspensão do repasse dos recursos, decisão que teria relação com a demora na execução devido a pendências que adiaram a conclusão. A prefeitura vai tentar reverter a decisão.

Até agora foram gastos R$ 62,4 milhões dos R$ 98 milhões orçados, boa parte cobertos por recursos vinculados ao FGTS e ao Programa de Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra, que havia sido interrompida nos últimos meses para ajustar diversos itens, está prevista para recomeçar após o Carnaval. A autorização foi dada no dia 12, esclarece Marco Gazen, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smins).

Foram feitas 56% das intervenções, mas basicamente de terraplenagem para depois receber a pavimentação. Por isso, quem passa pela região se depara ainda com chão batido e pouco registro de obra mais evidente. A extensão da Severo Dullius, que terá duas pistas nos dois sentidos, será alternativa para o tráfego principalmente mais pesado, passando pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho até a zona norte, sem ter de percorrer boa parte da avenida Sertório.

Leia mais no Jornal do Comércio